sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1 1º ANO

1ª Seqüência Didática


ESCOLA: Poeta José Raulino Sampaio
PROFESSORA: Nazarete Andrade Mariano
TEMA GERAL: ESCOLA: Espaço de Pesquisa e Construção do Conhecimento Cientifico.
TEMA DA ESCOLA: O Uso dos Gêneros Textuais nas Diversas Mídias e Saberes
TEMA DO SEMESTRE: Meio Ambiente e Valorização da Cidadania.
ÁREA: Linguagem
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
Eixo Norteador: 1. Produção e compreensão de textos orais e Leitura e 2.Compreensão de Textos e 5. literatura
ANO: 1º ano
TEMPO: 10 aulas ( 50 minutos)



I. CONTEÚDOS:
Recepção dos alunos com dinâmicas de apresentação levando em conta a linguagem oral.
1. Produção e Compreensão de Textos orais.
Padrões de entonação e reflexão sobre o texto oral e pronuncia das palavras.
Discussões sobre língua e linguagem oral.
Particularidades de pronúncia de certas palavras.
Oralidade nos textos escritos.

2. Leitura e Compreensão de textos:
Expositivo: resumo de filme ou novela
Informativo e injuntivo: comunicado escolar, notícia.
Argumentativo: resenha e opiniões pessoais.
Narrativo e Descritivo: poema
Recurso lingüístico: grau de formalismo,
5. Literatura Brasileira:
Relação entre os estudos de literatura e linguagem;
A literatura na sociedade atual
Conotação e denotação
Poema: diferença entre verso e prosa.

II. OBJETIVOS
- Reconhecer os efeitos do uso de certas expressões que revelam a posição do falante em relação ao que diz. ( ou o uso das expressões modalizadoras)
- Reconhecer os procedimentos e as marcas lingüísticas típicas da conversação.
-Identificar os diferentes padrões de entonação, conforme a natureza das intenções pretendidas pelo enunciador.
-Identificar as particularidades de pronúncia de certas palavras envolvendo textos informativos e argumentativos.
- Reconhecer os elementos pragmáticos na interação, observando os papeis sociais e comunicativos dos interlocutores, bem como a função sócio-comunicativa do gênero.
- Reconhecer as estratégias textualizadoras bem como as palavras chaves do texto.
-Identificar os recursos lingüísticos em relação ao contexto em que o texto é construído.

III. RECURSOS

• Textos de diversos gêneros em envelopes
• Folhas de oficio
• Cartolinas
• Quadro branco e pincel / apagador
• Livro didático
• Caneta e lápis
• Data Show e notebook


IV. METODOLOGIA / APLICABILIDADE
1º MOMENTO: 04.02.10
No primeiro momento será feita uma dinâmica rápida de apresentação para uma sondagem dos novos alunos sobre as perspectivas em relação ao primeiro ano do ensino médio, bem como ao ensino de Língua Portuguesa. Logo em seguida será aberto uma discussão sobre linguagem oral, levando em conta as colocações dos alunos e das alunas em relação a temática abordada.

2º MOMENTO: 08.02.10 e 18.02
Pegando um gancho sobre a discussão de linguagem oral, colocar no quadro os temas dos projetos: do estado, da escola e do bimestre para fazer uma rápida discussão sobre o que projeto e quais as concepções que envolvem as temáticas que serão desenvolvidas durante as aulas do corrente ano, será colocado também o conteúdo desta sequência didática para que os alunos fiquem inteirados do que iremos trabalhar e como trabalhar.
Em seguida, abordar-se-á sobre produções textuais na oralidade, com isso, entregando um envelope contendo os gêneros textuais descrito no conteúdo acima. Os grupos irão escolher um gênero dentro envelope para fazer uma leitura entre eles, após a leitura cada grupo irá, a partir das intervenções da professora de língua portuguesa, identificar:
• O gênero
• A tipologia predominante
• A conotação ou denotação
• Se é prosa ou verso
• Literário ou não literário
• Se há marcas de oralidade.
Concluído com a discussão do referido texto, por parte do grupo, será pertinente fazer um gancho entre o texto analisado e o grau de formalismo do mesmo, bem como analisando pronuncias de algumas palavras. A cada texto que constará dentro do envelope será feita a mesma análise e bem como a interpretação da temática.
Vale ressaltar que o tema dos textos será articulado a partir da temática do projeto, pois optamos por trabalhar o uso dos gêneros textuais nas diversas mídias e saber que iremos desenvolver para primeira unidade a questão do meio ambiente e a valorização cidadã.

3º MOMENTO 22.02 e 25.02

Após as discussões sobre os textos orais e a relação do estudo de literatura e linguagem, em especial na sociedade atual, (desenvolvidas a partir dos textos entregues em envelopes). Cada grupo irá apresentar para os demais colegas o conhecimento construído no decorrer desta atividade, está apresentação ocorrerá em forma de seminário, no qual cada aluno ficará responsável por um gênero analisado, é pertinente lembrar que a escolha do gênero ocorrerá em forma de sorteio.







V. AVALIAÇÃO
Para fazer uma avaliação precisamos levar em conta os objetivos aqui pretendidos, pois se não for atingindo alguns dos objetivos é porque a situação didática não atingiu a construção do conhecimento de forma integra.
Os alunos irão tecer opiniões sobre as características dos gêneros diversos , pegando um gancho para uma análise da oralidade e da oralização, bem como as questões pertinentes a literatura, considerando o reconhecimento de certas expressões que revelam a posição do falante em relação ao que diz.
O Professor irá fazer uma avaliação contínua no processo de produção e compreensão de textos orais, levando em conta a pertinência da prática desenvolvida durante o fazer saber, bem como os conteúdos sempre a partir dos gêneros textuais trabalhados na unidade, será atribuído de 0 a 2,0 pontos.

VI. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
PEÇANHA, Geraldo. Transposição Didática Ed. Cortez
Módulo do Gestar II
Jornais: do Comércio e Diário de Pernambuco.
KOCH, Bentes, Cavalcante. Intertextualidade: Diálogos Possíveis. 2ª Ed, SP: Cortez, 2008.
CEREJA,Willian; COCHAR, Tereza Português: linguagens. volume 1.5ª Ed. – SP: Atual. 2005.
Organizadoras:Dionísio,Angela; Machado, Ana; Bezerra, Maria Auxiliadora. Gêneros Textuais & Ensino. 2ª Ed.Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.








RESULTADOS DO TRABALHO RELACIONADO A 1ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1º ANO – ENSINO MÉDIO TARDE – LÍNGUA PORTUGUESA


Levando em conta os objetivos pretendidos na sequência didática em questão, trabalhado a partir das marcas lingüísticas da convenção, no qual os alunos perceberam as diferentes intenções que o enunciador faz uso na oralidade, a partir da análise de texto em prosa e verso os mesmos perceberam as particularidades da pronúncia de certas palavras, junto a esta análise, também analisaram os argumentos dos textos, as informações contidas, os papeis sociais que o texto tinha com função para os interlocutores, bem como as linguagens existentes em cada texto analisado.
Vale lembrar que foi feita uma abordagem geral dos conteúdos acima propostos, partindo dos gêneros também escolhido para o trabalho nesta sequência didática. Os alunos preencheram uma ficha sobre as características descritas acima dos gêneros em abordagem para em seguida socializar em forma de seminário as análises contidas sobre os textos, inclusive a leitura.
A maioria alunos fez leitura e desenvolveu o debate em forma de seminário sobre os resultados levantados na análise feita em sala de aula. Digo a maioria por que dois alunos, ou melhor, um aluno e uma aluna não conseguiram participar desta atividade, estavam em sala, mas, se recusaram de fazer se quer a leitura dos textos, não conseguir nesta situação didática identificar a leitura desse aluno e dessa aluna. Após as diversas leituras dos gêneros aqui trabalhados, a partir das minhas intervenções observamos as características do comunicado escolar, do resumo de novela e de filme, da notícia e da resenha. Esta última dei uma atenção especial, detalhando com maior profundidade, pois muitos ainda não tinha conhecimento deste gênero. Então coloquei duas resenhas e resumos nos slides, para trabalhar com os alunos ( mesmas resenhas lidas em sala, sobre o filme “ Escritores da Liberdade) a partir das instigações feitas, os alunos e as alunas foram identificando aspectos específicos da resenha.
Espero que nos próximos trabalhos envolvendo socialização gêneros textuais os mesmos desenvolvam não só a leitura, como também, sua argumentação diante da sala. Os demais fizeram a socialização da atividade, alguns com mais desenvoltura outros com menos, atingindo assim, ao resultado esperado para esta primeira situação didática.




Petrolina, 24 de Fevereiro de 2010.
Nazarete Andrade Mariano
Profª de Língua Portuguesa.

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