1ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Ano - 2011 – (RE)SIGNIFICAÇÃO
SEGMENTO: ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA: XXXX
PROFESSORA: Nazarete Andrade Mariano
TEMA GERAL DA ESCOLA: CONHECER A CIDADE COMO PRINCIPIO EDUCATIVO PARA PODER CUIDAR MELHOR DOS TERRITÓRIOS LOCAIS
TEMA DO PROGRAMA (RE)SIGNIFICAÇÃO: Direitos Humanos e Cidadania: Preservando a Diversidade na Vida.
TEMA DO 1º Semestre: Tecnologia, mercado de trabalho e qualidade de vida
TEMA DA ÁREA: Água Dona da Vida
ÁREA: Código e Linguagem.
TEMPO: 3h:50 min (hora relógio)
1. Descritores Curriculares
D6- Localizar informação explicita nos textos
D7 – Inferir informação em um texto
D9- Identificar o tema central do texto
D12 - Identificar a finalidade do gênero
D26- Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e / ou o interlocutor.
2. CONTEUDO SUGERIDO PELA SEC.
Eixos: Leitura, interpretação e Produção de texto
Gêneros Textuais: * poemas e paródias. (intertextualidade)
Tipologia textual : Narrativa e Descritiva
Linguagem: literária e função poética da linguagem.
Sentido: conotativo e denotativo ( Metáfora e comparação
Eixo: Análise Linguística: variedades lingüísticas.
3. OBJETIVO
Desenvolver aspectos orais levando em conta a intenção comunicativa e a reação dos interlocutores;
Identificar aspectos pertinentes em um determinado texto;
Reconhecer os efeitos de sentido de uma determinada palavra ou expressão;
Utilizar estratégias de escrita: planejar, redigir rascunho, revisar e reescrever o texto.
4. RECURSOS
• Data show
• Notebook
• Internet
• Pincel
• Letras músicas
• TV e DVD
• Som
• Pen Driver
• Folha de Cartolina
• Cola
• hidrocor
5. INTERFACES (Alternativas Metodológicas)
1º MOMENTO 50 minutos
Escolher uma dinâmica para o primeiro de dia de aula, Caixa de surpresa, para fazer a apresentação da turma e ao mesmo tempo fazer uma rápida sondagem sobre a aprendizagem dos alunos.
2º MOMENTO 1h 50 min.
Momento deleite com um vídeo “ Aprender a aprender” para desenvolver a criticidade reflexiva do aluno enquanto sujeito que constrói seu saber nas diversas situações de interação. A partir das discussões levantadas sobre o vídeo fazer uma atividade reflexiva, levando em conta, a cidadania como um dos princípios educacionais para a preservação da vida: a turma será dividida em grupos, cada um ficará com uma discussão.
1º Fazer um painel ilustrativo sobre a influência dos princípios educacionais para o desenvolvimento humano.
2º Criar uma dramatização levando em conta a sala de aula como espaço de cidadania.
3º Criar um Gingle sobre o vídeo “ aprender a aprender”.
4º Apresentar uma entrevista envolvendo os dois personagens do vídeo.
5º Uma chamada de notícia retratando o tema central do vídeo.
Ainda em análise do vídeo, adentrar a discussão para a tipologia textual existente no texto em questão.
Junto com as áreas de Humana e exata construir o blog da escola e já publicar os trabalhos apresentados.
3º MOMENTO 1h:50min.
Fazendo um gancho com as discussões anteriores e levando em conta a temática , bem como o diálogo estabelecido com área de humanas que irá tratar da água como elemento formador das civilizações “Direitos Humanos e Cidadania: Preservando a Diversidade na Vida.” Ouvir a música “ Chega de Magoa”:
CHEGA DE MÁGOA – Projeto Nordeste Já
(MILTON)
Nós não vamos nos dispersar
Juntos é tão bm saber
Que passado o tormento
Será nosso esse chão
(DJAVAN)
Água, dona da vida
Ouve essa prece tão comovida
(RITA LEE)
Chega
Brinca na fonte
Desce do monte
Vem como amiga
(CORO)
Te quero água de beber, um copo d?água
Marola mansa da maré
Mulher amada
Te quero orvalho toda manhã
(GAL)
Terra, olha essa terra
Raça valente, gente sofrida
GONZAGUINHA)
Chama,
(ELBA)
Tem que ter feira,
(GONZAGUINHA)
Tem que ter festa,
(GONZAGUINHA E ELBA)
Vamos pra vida
(CHICO)
Te quero terra pra plantar,
(CHICO E FAFÁ)
Te quero verde
(CAETANO)
Te quero casa pra morar,
(CAETANO E SIMONE)
Te quero rede
(PAULA TOLLER E ROGER)
Depois da chuva o sol da manhã
(MARIA BETHÂNIA)
Chega de mágoa,
Chega de tanto penar
(CORO)
Canto, o nosso canto,
Joga no vento
Uma semente, gente
Olha essa gente
(ELISETE CARDOSO)
Te quero água de beber
Um copo d?água
Marola mansa da maré
Mulher amada
(GILBERTO GIL)
Te quero terra pra plantar
Te quero verde
Te quero casa pra morar
Te quero rede
(ELISETE CARDOSO)
Depois da chuva o sol da manhã
(CORO)
Canto e o nosso canto
Joga no tempo uma semente (CORO)
Gente
(ROBERTO CARLOS)
Quero te ver crescer bonita
(CORO)
Olha essa gente
(ERASMO CARLOS)
Quero te ver crescer feliz
(CORO)
Olha essa gente
(ROBERTO E ERASMO)
Olha essa terra, olha essa gente
(CORO)
Olha essa gente
(ROBERTO CARLOS)
Gente pra ser feliz, feliz
(CORO COM TIM MAIA)
Te quero água de beber
Um copo d?água
Marola mansa da maré
Mulher amada
Te quero terra pra plantar
Te quero verde
Te quero casa pra morar
Te quero rede
Depois da chuva o sol da manhã
( FAGNER )
Chega de mágoa
Chega de tanto penar.
1º os alunos irão ouvir a música, para discussão oral.
2º Assistir ao clipe da música tambem para discussão.
3º Momento deleite: irão cantar em coro a música Água Dona da Vida.
4º Investigar se os alunos conhecem alguma música que fale sobre a água.
4º Entregar a letra da música para trabalhar a função poética , musicalidade, verso e as figuras de linguagens ( estética da poesia existente na letra).
5º Solicitar que os alunos pesquisem e tragam letra e música que trate sobre água (pode ser as que falem sobre o Rio São Francisco.) para que em sala apresentem com performaces e construam um painel de letras de músicas sobre a temática do projeto.
We Are The World
(Lionel Richie)
There comes a time when we hear a certain call
(Lionel Richie & Stevie Wonder)
When the world must come together as one
(Stevie Wonder)
There are people dying
(Paul Simon)
And it's time to lend a hand to life
(Paul Simon & Kenny Rogers)
The greatest gift of all
(Kenny Rogers)
We can't go on pretending day by day
(James Ingram)
That someone, somewhere will soon make a change
(Tina Turner)
We are all part of God's great big family
(Billy Joel)
And the truth, you know, love is all we need
Chorus:
(Michael Jackson)
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
(Diana Ross)
There's a choice were making
Were saving our own lives
(Michael & Diana Ross)
It's true we'll make a better day
Just you and me
(Dionne Warwick)
Send them your heart
So they'll know that someone cares
(Dionne Warwick & Willie Nelson)
And their lives will be stronger and free
(Willie Nelson)
As God has shown us by turning stones to bread
(Al Jarreau)
And so we all must lend a helping hand
(Bruce Springsteen)
We are the world, we are the children
(Kenny Logins)
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
(Steve Perry)
There's a choice were making
Were saving our own lives
(Daryl Hall)
It's true we'll make a better day
Just you and me
(Michael Jackson)
When youre down and out, there seems no hope at all
(Huey Lewis)
But if you just believe there's no way we can fall
(Cyndi Lauper)
Well, well, well, well let us realize that a change can only come
(Kim Carnes)
When we
(Kim Carnes & Cyndi Lauper &Huey Lewis)
stand together as one
(Chorus)
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
There's a choice were making
Were saving our own lives
It's true we'll make a better day
Just you and me
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
(Bob Dylan)
Theres a choice were making
Were saving our own lives
It's true we'll make a better day
Just you and me
(Chorus)
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
There's a choice we're making
We're saving our own lives
(Bob Dylan)
It's true we'll make a better day
Just you and me
(Chorus)
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
(Ray Charles)
There's a choice we're making
We're saving our own lives
It's true we'll make a better day
Just you and me
(Stevie Wonder & Bruce Springsteen)
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
(Stevie Wonder)
There's a choice we're making
We're saving our own lives
It's true we'll make a better day
Just you and me
(Stevie Wonder & Bruce Springsteen)
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
(Bruce Springsteen)
There's a choice we're making
We're saving our own lives
It's true we'll make a better day
Just you and me
(Chorus)
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
There's a choice we're making
We're saving our own lives
It's true we'll make a better day
Just you and me
(James Ingram)
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
(Ray Charles)
There's a choice we're making
We're saving our own lives
It's true we'll make a better day
Just you and me
(Chorus)
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
There's a choice we're making
We're saving our own lives
It's true we'll make a better day
Just you and
Nós Somos o Mundo
(Lionel Richie)
Chega o momento quando nós ouvimos uma certa chamada.
(Lionel Richie & Stevie Wonder)
Quando o mundo deve vir junto como um.
(Stevie Wonder)
Há pessoas a morrer..
(Paul Simon)
E é tempo de dar uma mãozinha para a vida.
(Paul Simon & Kenny Rogers)
O maior presente de todos.
(Kenny Rogers)
Nós não podemos continuar , fingindo todos os dias.
(James Ingram)
Alguém, nalgum lado mais tarde vai ter a mudança.
(Tina Turner)
Nós somos todos da fantástica e grande familia de Deus.
(Billy Joel)
E é verdade , tu sabes , amor é tudo o que precisamos.
Refrão:
(Michael Jackson)
Nós somos o mundo, nós somos as crianças.
Nós somos os únicos que fazem o dia brilhante
Então vamos lá começar a doar.
(Diana Ross)
Havia uma escolha que estávamos a fazer.
Estávamos a salvar as nossoas próprias vidas.
(Michael & Diana Ross)
É verdade , nós vamos fazer um dia melhor.
Apenas tu e eu.
(Dionne Warwick)
Enviem-lhes os vossos corações
Assim eles vão saber que alguém se importa com eles.
(Dionne Warwick & Willie Nelson)
E as suas vidas vão ser mais fortes e livres.
(Willie Nelson)
Como Deus nos mostrou como tornar pedras em pão.
(Al Jarreau)
E então nós todos devemos emprestar uma mãozinha de ajuda.
(Bruce Springsteen)
Nós somos o mundo, nós somos as crianças.
(Kenny Logins)
Nós somos os únicos que fazem o dia brilhante
Então vamos lá começar a doar.
(Steve Perry)
Havia uma escolha que estávamos a fazer.
Estávamos a salvar as nossoas próprias vidas.
(Daryl Hall)
É verdade , nós vamos fazer um dia melhor.
Apenas tu e eu.
(Michael Jackson)
Quando estás em baixo e fora , parece que não há esperança nenhuma .
(Huey Lewis)
Mas se acreditares que não há maneira de nós cairmos .
(Cyndi Lauper)
Bem , bem , bem , bem deixa-nos perceber que a mudança só pode vir .
(Kim Carnes)
Quando nós,
(Kim Cranes & Cyndi Lauper & Huey Lewis)
aguentarmos junto como um .
(Refrão)
Nós somos o mundo, nós somos as crianças.
Nós somos os únicos que fazem o dia brilhante
Então vamos lá começar a doar.
Havia uma escolha que estávamos a fazer.
Estávamos a salvar as nossoas próprias vidas.
É verdade , nós vamos fazer um dia melhor.
Apenas tu e eu.
Nós somos o mundo, nós somos as crianças.
Nós somos os únicos que fazem o dia brilhante
Então vamos lá começar a doar.
(Bob Dylan)
Havia uma escolha que estávamos a fazer.
Estávamos a salvar as nossoas próprias vidas.
É verdade , nós vamos fazer um dia melhor.
Apenas tu e eu.
(Refrão)
Nós somos o mundo, nós somos as crianças.
Nós somos os únicos que fazem o dia brilhante
Então vamos lá começar a doar.
Havia uma escolha que estávamos a fazer.
Estávamos a salvar as nossoas próprias vidas.
(Bob Dylan)
É verdade , nós vamos fazer um dia melhor.
Apenas tu e eu.
(Refrão)
Nós somos o mundo, nós somos as crianças.
Nós somos os únicos que fazem o dia brilhante
Então vamos lá começar a doar.
(Ray Charles)
Havia uma escolha que estávamos a fazer.
Estávamos a salvar as nossoas próprias vidas.
É verdade , nós vamos fazer um dia melhor.
Apenas tu e eu.
(Stevie Wonder & Bruce Springsteen)
Nós somos o mundo, nós somos as crianças.
Nós somos os únicos que fazem o dia brilhante
Então vamos lá começar a doar.
(Stevie Wonder)
Havia uma escolha que estávamos a fazer.
Estávamos a salvar as nossoas próprias vidas.
É verdade , nós vamos fazer um dia melhor.
Apenas tu e eu.
(Stevie Wonder & Bruce Springsteen)
Nós somos o mundo, nós somos as crianças.
Nós somos os únicos que fazem o dia brilhante
Então vamos lá começar a doar.
(Bruce Springsteen)
Havia uma escolha que estávamos a fazer.
Estávamos a salvar as nossoas próprias vidas.
É verdade , nós vamos fazer um dia melhor.
Apenas tu e eu.
(Refrão)
Nós somos o mundo, nós somos as crianças.
Nós somos os únicos que fazem o dia brilhante
Então vamos lá começar a doar.
Havia uma escolha que estávamos a fazer.
Estávamos a salvar as nossoas próprias vidas.
É verdade , nós vamos fazer um dia melhor.
Apenas tu e eu.
(James Ingram)
Nós somos o mundo, nós somos as crianças.
Nós somos os únicos que fazem o dia brilhante
Então vamos lá começar a doar.
(Ray Charles)
Havia uma escolha que estávamos a fazer.
Estávamos a salvar as nossoas próprias vidas.
É verdade , nós vamos fazer um dia melhor.
Apenas tu e eu.
(Refrão)
Nós somos o mundo, nós somos as crianças.
Nós somos os únicos que fazem o dia brilhante
Então vamos lá começar a doar.
Havia uma escolha que estávamos a fazer.
Estávamos a salvar as nossoas próprias vidas.
É verdade , nós vamos fazer um dia melhor.
Apenas tu e eu.
1. A música acima, produzida em 1985, fala de um problema que sempre é discutido em diversas gerações, qual é o problema tratado no tema da música?
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2. Com o conhecimento que você já adquiriu no decorrer da vida, explique que mensagem o verso “ Água, dona da vida” nos passa?
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3. No verso “ Gente, olha essa gente”. Quem é a gente inicio verso? é a mesma do final do verso?
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4. Pode-se considerar o texto acima como gênero poema? por quê?
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5. Veja o vídeo “We are the world” com a letra traduzida, observe o que há de semelhante ao vídeo e poema “ Chega de Mágoa”.
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6. Sabe-se que os gêneros que envolvem a poesia (geralmente poemas) têm rimas muitos rimas clássicas ou outros rimas livres. Informe portanto, por que o poema “ Chegar de magoas” não é considerado um poema com rimas clássicas?
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7. Ainda sobre o poema acima, mesmo não tendo o padrão clássico de rimas poéticas, o poema pode ser considerado poético?
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8. As repetições usadas no poema são comumente usadas em textos escritos? Por que será que são usadas nesse poema? Levante suas hipóteses?
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9. Sabendo que o sentido figurado é aquele que difere do sentido literal, ou seja, aquele que é atribuído de forma conotativamente, sugerindo idéias que vão além do sentido real, então retire algumas expressões empregadas conotativamente ( em sentido figurado)
_______________________________________________________________________________
10. Produza uma breve reflexão em relação a temática debatida nos dois textos, “ Chega de Mágoas” e We are the world”? Se preferir pode fazer em forma de resumo das idéias.
2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Ano - 2011 – (RE)SIGNIFICAÇÃO
SEGMENTO: ENSINO MÉDIO
ESCOLA: XXXXX
PROFESSORA: Nazarete Andrade Mariano
TEMA GERAL DA ESCOLA: CONHECER A CIDADE COMO PRINCIPIO EDUCATIVO PARA PODER CUIDAR MELHOR DOS TERRITÓRIOS LOCAIS
TEMA DO PROGRAMA (RE)SIGNIFICAÇÃO: Direitos Humanos e Cidadania: Preservando a Diversidade na Vida.
TEMA DO 1º Semestre: Tecnologia, mercado de trabalho e qualidade de vida
TEMA DA ÁREA: Água Dona da Vida
ÁREA: Código e Linguagem.
TEMPO:
1. Descritores Curriculares
D5- Identificar, entre textos, o leitor, a ideologia, a época, as intenções comunicativas.
D6- Localizar informação explicita nos textos
D7 – Inferir informação em um texto
D9- Identificar o tema central do texto
D12 - Identificar a finalidade do gênero
D26- Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e / ou o interlocutor.
D33 -
2. CONTEUDO SUGERIDO PELAS OTMS
GÊNEROS TEXTUAIS: Música; Romance Vidas Secas e Seminário, Artigo de opinião, Entrevista.
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA.
Eixos: Leitura, interpretação e Produção de texto / Literatura
Escola literária Modernismo: geração de 30
Tipologia textual : Narrativa, Descritiva e Argumentativa
Linguagem: literária e função poética da linguagem.
Eixo: Análise Linguística: variedades lingüísticas.
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA.
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA: estrutura industrial e agrária; o processo de industrialização do Brasil; Estrutura fundiária no Brasil; os movimentos sociais no campo e a reforma agrária brasileira.
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
TEMPORALIDADES HISTÓRICAS E PROCESSOS HISTÓRICOS: relações entre passado e presente;
TRABALHO E RELAÇÕES DE PRODUÇÃO: as ligações estreitas com os trabalhadores assalariados;
RELAÇÕES DE PODER.
IDENTIDADE E CIDADANIA: Promoção da democracia e do respeito à pessoa humana; reflexão sobre os problemas socioeconômicos comuns às populações menos favorecidas (fazer uma contextualização com sertão brasileiro); estudo sobre a luta pela terra no Brasil.
2. COMPONENTE CURRICULAR: ARTES
ARTES VISUAIS: signos da linguagem visual; (filme Vidas Secas); espaço real e espaço representado; cor: a cor na natureza e na cultura.
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ESTATÍSTICAS: representação gráfica. ( amostra)
3. OBJETIVO
Geral Compreender as relações entre a literatura e as diversas áreas do conhecimento para o uso interacional nas práticas sociais, em especial, no que tange a escola como espaço plural, levando em conta o desenvolvimento e valorização da cidadania.
Especifico
Desenvolver aspectos orais levando em conta a intenção comunicativa e a reação dos interlocutores;
Identificar aspectos pertinentes em um determinado texto;
Reconhecer os efeitos de sentido de uma determinada palavra ou expressão;
Buscar a materialização através de ações práticas, o conhecimento obtido referente à temática estudada.
Interpretar os diversos gêneros textuais nas práticas sociais que envolvam os eixos norteadores do conhecimento agregado à educação escolar.
Compreender a obra literária como elemento de construção crítica nos saberes diversos.
4. RECURSOS
• Data show
• Notebook
• Internet
• Pincel
• Letras músicas
• TV e DVD
• Som
• Pen Driver
• Folha de Cartolina
• Caixa amplificadora
• Microfone
• Papel Madeira
• Papel ofício
5. INTERFACES (Alternativas Metodológicas)
1º MOMENTO
Cada professor fazer um levantamento do conhecimento prévio do aluno sobre a problemática em questão para que se possa sistematizar um novo saber, com apresentação do problema, analise e discussão., para promover a compreensão e motivação para o desenvolvimento da aprendizagem significativa aos alunos da 3ª série do Ensino Médio, se for conveniente para o momento pode passar a letra da música seguida do clipe “ A Triste Partida”, caso contrário, deixar para quando a leitura do livro estiver concluída.
2º MOMENTO
Partindo da discussão estabelecida no 1º momento, a professora de Língua portuguesa passará a leitura do livro “ Vidas Secas” de Graciliano Ramos, para que os alunos se apropriem da problemática estabelecida nas aulas, pode estabelecer critérios de leituras, a cada aula trazer um capítulo do livro lido.
Á medida que os alunos forem desenvolvendo a leitura, os professores podem utilizá-las para contextualizar com o conteúdo de cada disciplina, fazendo as negociações necessárias para chegar aos resultados significativos. Após a leitura do livro por completo, os professores envolvidos nas sequências didáticas deverá organizar o horário para assistir ao filme “ Vidas Secas” juntos com os alunos, se houver mais de uma turma pode fazer um momento “ CINEMA NA ESCOLA”, colocar o filme no telão do datashow e um espaço amplo e arejado.
3º MOMENTO
Agora que todos, alunos e professores, estão de posse da problemática estabelecida, será salutar pontuar as discussões das disciplinas com as análises desenvolvidas na obra Vidas Secas.
A professora de Língua Portuguesa abordará sobre a geração de trinta e as influências dessa literatura de denuncia para época, levando em conta a linguagem literária e os sentidos figurado e real da linguagem, bem como função poética, pegando um gancho entre a letra da música “ A Triste Partida” e a fala das personagens do filme pode desenvolver discussões sobre aspectos da língua ( grau de formalismo) e variação lingüísticas, inclusive o que concerne ao preconceito lingüístico. Poderá também trazer à tona os desejos de Sinha Vitória, trabalhar a variação da própria palavra Sinha (de Graciliano Ramos) e Sinhá ( utilizada pela corte) e seus desejos. Na sequência dos trabalhos de Língua Portuguesa, será pertinente trabalhar os aspectos do gênero oral seminário.
O professor de Geografia poderá tratar sobre as questões voltadas para organização econômica, bem como a estrutura agrária, fazendo um contraponto com a industrialização brasileira, em especial ao contexto da década de trinta aos dias atuais. Pois o livro faz uma denuncia direta as estruturas fundiárias no Brasil, a luz dos movimentos sociais e de reforma agrária, uma vez que Graciliano Ramos era defensor desses movimentos.
A história traçará um panorama do contexto histórico entre o Fabiano da seca de 30 com os Fabianos ainda criados em pleno século XXI, fazendo paralelo entre o passado e o presente, para tanto se valerá das relações de poder estabelecida pelo latifúndio e o proletário, o que a fuga representa no sertão de trinta, pois de um lado há o sertão pobre e faminto do outro um país sendo industrializado e necessitando de mão de obra para a construção civil, em especial no sudeste do país, aqui pode contextualizar também com a poesia de Patativa de Assaré “Triste Partida”.
A arte irá adentrar nas discussões estabelecidas nas demais disciplinas envolvendo o aluno no que tange o visual, tanto na obra escrita, como no filme, estabelecendo a cor da natureza tão bem representada por Graciliano e o visual mostrado no filme, fazendo um gancho com a cor real existente no sertão e suas multifaces.
A matemática sempre presente, trabalhará com estática referente à migração dos sertanejos para o sudeste do país, criando gráficos de amostragem da época de trinta com a época atual, inclusive quais os motivos que levaram e ainda levam as pessoas saírem de suas terras para tentar a sorte em outra região. (ver site do IBGE)
4º MOMENTO
Os professores se organizarão para, a partir da problemática trabalhada, desenvolver um seminário envolvendo todas as disciplinas aqui estabelecidas, no qual será pertinente que a turma seja dividida por sub temas e organizar e apresentar um seminário, sugere aqui, que seja no pátio da escola para que os demais estudantes possam prestigiar, se achar conveniente convidar a comunidade para assistir.
O seminário ocorrerá da seguinte forma:
Dividir os conteúdos trabalhados nas disciplinas por grupos.
Cada grupo ficará responsável por organizar uma parte do seminário: Ficará com os folders, outro com os convites, outro com faixa, outro com a pauta de apresentação etc.
No seminário deverá ter um apresentador (pode ser um para cada grupo); para apresentar o (s) palestrante (s) do grupo; os grupos devem montar suas apresentações em slides ( a professora de Língua ou artes deverá trabalhar este gênero antes). é interessante que todos estão envolvidos no assunto a ser trabalhado por todas as equipes, inclusive contextualizando o trabalho apresentado anteriormente.
5º MOMENTO
Como os alunos já estudaram, anteriormente, o gênero artigo de opinião, solicitar que os mesmos façam uma produção de um artigo sobre o seminário apresentado, colocando a problemática do evento, e as opiniões favoráveis e desfavoráveis sobre o assunto em questão.
6. AVALIAÇÃO
Como avaliar é um processo contínuo e sistemático, os trabalhos serão analisados por etapas, bem como os conhecimentos construídos a partir deles, levando em conta o envolvimento da turma para as atividades solicitadas e os objetos aqui pretendidos. Será analisado a partir da proposta estabelecida no projeto, para tanto, os alunos serão interlocutores na construção do conhecimento.
7. REFERENCIAS
ANTUNES, Irandé. LÍNGUA, TEXTO E ENSINO: outra escola possível. São Paulo: parábola editorial, 2009.
DIVERSIDADE TEXTUAL: os gêneros na sala de aula. Organizado por D618 Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Mariane C.B. Cavalcanti. 1ª Ed. Belo Horizonte: Autentica 2007
RAMOS, Gracilianos. Vidas Secas ( livro e filme)
Assaré Patativa. A Triste Partida.
ANÁLISE DO CAPÍTULO LIDO (A MUDANÇA)
1) O título do livro “ VIDAS SECAS” chama a atenção do leitor? O que ele sugere?
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2) E o título do primeiro capítulo “ MUDANÇA” Sugere a que para o leitor?
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3) Há alguma questão polêmica no primeiro capítulo “ A mudança”? Qual ou quais?
____________________________________________________________________________________
4) Quais os pontos favoráveis em relação à questão polêmica?
____________________________________________________________________________________
5) Quais os pontos desfavoráveis em relação à questão polêmica?
____________________________________________________________________________________
6) Qual é o seu posicionamento em relação a esta questão polêmica?
____________________________________________________________________________________
7) Em relação a estrutura do texto (capítulo A mudança) quem são as personagens?
8) A história é narrada na primeira (1ª) ou na terceira (3ª) pessoa? Por quê isto acontece?
_______________________________________________________________________________________
9) Sabe-se que tem um cenário voltado para uma família de retirante do Sertão nordestino, o casal tem dois filhos, os mesmos não são chamados pelos nomes e sim por “ menino mais novo e menino mais velho”. Por que isto ocorre na narrativa?
10) Agora, com base na leitura que fizeram sobre o primeiro capítulo “ A mudança” do livro “Vidas Secas”, vocês irão produzir.
- Uma questão polêmica, situando o leitor da temática abordada.
- Colocar pontos favoráveis.
- Colocar pontos desfavoráveis.
- Se posicionar em relação à questão polêmica.
- Fazer um título sugestivo.
( faça no verso da folha ou no caderno)
Agora vamos elaborar 5 perguntas sobre o tema discutido no primeiro capítulo “ A mudança” do livro “ Vidas Secas”.
3ª - SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Ano - 2011 – 8º ano - manhã
ESCOLA: XXX
PROFESSORA: Nazarete Andrade Mariano
TEMA GERAL DA ESCOLA: CONHECER A CIDADE COMO PRINCIPIO EDUCATIVO PARA PODER CUIDAR MELHOR DOS TERRITÓRIOS LOCAIS
TEMA DO 1º Semestre
ÁREA: Código e Linguagem
Descritores Curriculares / SAEPE:
Língua Portuguesa:
D6- Localizar informação explicita no texto
D7 – Inferir informação em um texto
D9- Identificar o tema central do texto
D12 - Identificar a finalidade do gênero poesia
D26- Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e / ou o interlocutor.
ANO: 8º ano - manhã
TEMPO: 20 aulas (50 minutos )
CONTEUDO DA OTM:
Eixo: Produção de texto oral e escrita Poesia popular e paródia (intertextualidade)
Eixo: Análise Linguística: Aspectos notacionais; pontuação; variação lingüística.
2. OBJETIVO
Desenvolver aspectos orais levando em conta a intenção comunicativa e a reação dos interlocutores;
Identificar aspectos pertinentes em um determinado texto;
Reconhecer os efeitos de sentido de uma determinada palavra ou expressão;
Interrelacionar os conteúdos com realidade social.
Compreender os códigos lingüísticos que organizam a comunicação.
Identificar os elementos que constituem a poesia popular como: verso, estrofe, figuras de linguagens, rimas, musicalidade.
Utilizar estratégias de escrita: planejar, redigir rascunho, revisar e reescrever o texto.
RECURSOS
• Data show
• Notebook
• Internet
• Pincel
• Copias de textos
• TV e DVD
• Som
3. METODOLOGIA (DESENVOLVIMENTO)
1º MOMENTO 2 aulas ( 14.03.2011)
1º Passo: Fazer uma dinâmica de apresentação, onde os alunos ficarão em pé para participar da dinâmica “amor e vida”.
DINÂMICA : AMOR E VIDA
SOLICITAR QUE OS ALUNOS FIQUEI EM PARES
DEFINIR QUEM SERÁ AMOR E OUTRO SERÁ VIDA...
Amor!!! (OI)
Vida!!! (OI)
Amor diga para sua vida que você está muito feliz por encontrá-la!
Vida diga que que você ficou muito alegre tambem!
Amor deseje boas vidas para sua vida!
Vida diga para seu amor que você a esperava a sua chegada!
Amor dê um abraço na sua vida.
A VIDA SENTINDO QUE O RELACIONAMENTO ESTAVA MEIO DESGASTADO FOI A PROCURA DE UM NOVO AMOR!
Vida diga para seu novo amor que você está feliz em conhecê-lo!
Amor diga que tambem procurava muito por sua vida...
Vida pergunte para seu amor o que mais gosta de fazer?
Amor dê um abraço na sua nova vida!
MAS A VIDA SE CANSOU DO SEU NOVO AMOR E SENTIU SAUDADES DO VELHO E ETERNO AMOR E RESOLVE VOLTAR.
Vida diga para seu antigo amor que está arrependido.
Amor diga que tambem sentiu sua falta!
Vida bata palma para seu novo amor
amor bata palma para sua vida
Amor e vida batam palmas para o amor e para a vida!
2º Passo: Considerando que as minhas aulas nesta turma iniciarão em 14.03, será pertinente fazer uma reflexão sobre o estar na escola, que pontos significativos ficaram de 2010 e que poderá ser melhorado para 2011. Assim fazendo uma sondagem com os alunos daquilo que eles entendem como estudar, iniciando com um diagnostico em relação à leitura.
ATIVIDADE DIAGNOSTICA 8º ANO PARTE I
ESCOLA: Dom Avelar Brandão Vilela – turno manhã Data: ______/_______/_________ Disciplina: Língua Portuguesa - Professora: Nazarete Mariano
Aluno(a) _____________________________________________________ Idade _____fase________
Responda as questões abaixo, todas são respostas pessoais. Marque com um X quando houver necessidade.
1. Já desistiu de estudar alguma vez? Por quanto tempo?
Um ano ( ) 2 anos ( ) 3 anos ( ) Mais de três anos ( ) Nenhuma vez ( )
2. Qual ou quais os motivos da desistência?
Financeiro ( ) trabalho ( ) familiar ( ) desinteresse ( )
Comentário: _______________________________________________________________________________
3. É aluno repetente, por isso está fora da faixa etária idade – série?
Sim ( ) quantas vezes ______________________ Não é repetente ( )
4. Qual a média da renda familiar?
Até um salário mínimo ( ) 2 a 3 salários mínimos ( ) mais de 3 salários mínimos ( )
5. É aluno trabalhador ?
Sim ( ) qual o ramo ou atividade: _______________________ Não trabalha ( )
6. Costuma ser pontual com a escola?
Sim ( ) nunca ( ) ás vezes ( ) quase sempre ( ) raramente ( )
Explique o motivo: _____________________________________________________________________________
7. Qual a disciplina que mais gosta de estudar?, Por quê?
_______________________________________________________________________________
8. Tem o habito de ler? Sempre ( ) às vezes ( ) nunca ( ) raramente ( )
Comentário: _______________________________________________________________________________
9. Quantos livros (completos) você leu no ano passado?
Entre 6 a 10 livros ( ) 3 a 5 livros ( ) 1 a 2 livros ( ) apenas 1 livro ( ) nenhum ( )
Comentário: _______________________________________________________________________________
10. O que mais você ler em casa?
Revistas de fofocas ( ) Receitas culinárias ( ) jornais ( ) livros ( ) outros ( )
Se a resposta for outros comentar:
11. Costuma solicitar livros na biblioteca da escola para leitura em casa?
Sim ( ) Não ( ) comentário: ________________________________________________
12. Qual o grau de instrução de seus pais?
Não foram alfabetizados ( ) Ensino fundamental incompleto ( ) Ensino fundamental completo ( )
Ensino Médio Incompleto ( ) Ensino Médio completo ( ) Graduação ( )
13. Você ler?
( ) com facilidade ( ) com dificuldade ( ) com muita dificuldade e devagar
( ) ler mais às vezes não compreende o que leu. Comentário:
14. Qual a importância da leitura na sua vida?
15. Todas disciplinas (matérias) cobram que você leia sempre, ou somente Língua Portuguesa?
Comente:
3º passo: Colocar a palavra LÍNGUA PORTUGUESA no quadro para que cada aluno diga uma palavra que represente as mesmas, após todos os alunos falarem sobre, a professora fará uma abordagem geral sobre a língua portuguesa.
2º MOMENTO 2 aulas (15.03.2011)
1º Passo: Retomar as discussões anteriores sobre os aspectos da língua e adentrar na intertextualidade, para que os alunos possam compreender a paródia, para tanto os alunos irão ouvir a música aquarela de Toquinho em forma de clipe e em seguida uma paródia da mesma música, deverá ser reservado o data show.
Aquarela - Toquinho
Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...
Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Brando navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...
Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...
Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...
Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)
2º Passo: Em seguida, serão entregue aos alunos três textos: O amor é fogo que arde sem se vê; Monte Castelo; trecho da carta de São Paulo aos Apóstolos, no qual 1 aluno (a) ficará dramatizar o trecho da carta de São Paulo; dividir a sala em dois grandes grupos 1º ficará com o soneto de Camões e o outro com o poema Monte Castelo, todos irão dramatizá-los e apresentar em outra sala.
3º Passo: Ao retornar para sala de aula os alunos responderão as questões sobre o assunto que serão colocadas no quadro branco, visto no caderno.
1. Dos três textos acima qual deles é o mais antigo, ou seja o texto-fonte?
_________________________________________________________________________
2. Camões fez dialogou com qual dos dois textos?
________________________________________________________________________
3. A canção de Renato Russo, além de incorporar uma boa parte do soneto de Camões, cita também o trecho da Bíblia reproduzido no texto II, estabelecendo com eles relações de intertextualidade e interdiscursividade. Observe o trecho bíblico no qual Renato Russo se inspirou para compor sua canção e responda:
a) Qual é o sentimento ou a virtude humana destacada nesse trecho da Bíblia?
b) Que alteração Renato Russo fez no texto original em relação a esse sentimento ou virtude humana?
_______________________________________________________________________________
4º Passo: Esperar os alunos responderem e vistar a atividade no caderno.
5º Passo: Os alunos irão escolher uma musica em casa, clássico das músicas regionais e fazer uma para trazer a letra para sala de aula e apresentar na.
3º MOMENTO 2 aulas
!º Passo: os alunos irão apresentar a paródia feita por eles em casa, serão votadas e escolhidas das melhores para os ensaios que serão apresentados.
2º Passo: a turma irá assistir aos melhores do mundo, para trabalhar a variação e preconceito lingüístico existente no vídeo.
3º Passo: em seguida abrir para o debate sobre as linguagens utilizadas no vídeo.
4º Passo: passar um slide com o poema “ O poeta da roça” para fazer a análise junto com o vídeo no qual os alunos irão responder as questões abaixo.
O Poeta da Roça Patativa do Assaré
Sou fio das mata, cantô da mão grosa
Trabaio na roça, de inverno e de estio
A minha chupana é tapada de barro
Só fumo cigarro de paia de mio.
Sou poeta das brenha, não faço o papé
De argum menestrê, ou errante cantô
Que veve vagando, com sua viola,
Cantando, pachola, à percura de amô.
Não tenho sabença, pois nunca estudei,
Apenas eu seio o meu nome assiná.
Meu pai, coitadinho! vivia sem cobre,
E o fio do pobre não pode estudá.
Meu verso rastero, singelo e sem graça,
Não entra na praça, no rico salão,
Meu verso só entra no campo da roça e dos eito
E às vezes, recordando feliz mocidade,
Canto uma sodade que mora em meu peito.
4º MOMENTO: 2 aulas
Considerando os gêneros a serem trabalhados, a professora levará para sala de aula vários poemas e paródias dentro de envelopes, (clássico e populares) para que os mesmos percebam a linguagem e a temática existentes nos mesmos a partir destes os alunos irão escolher um para declamar em sala de aula.
AVALIAÇÃO
Como avaliar é um processo contínuo e sistemático, os trabalhos serão analisados por etapas, bem como os conhecimentos construídos a partir deles, levando em conta o envolvimento da turma para as atividades solicitadas e os objetos aqui pretendidos. Será analisado a partir da proposta estabelecida no projeto, para tanto, os alunos serão interlocutores na construção do conhecimento.
4. REFERENCIAS
ANTUNES, Irandé. LÍNGUA, TEXTO E ENSINO: outra escola possível. São Paulo: parábola editorial, 2009.
DIVERSIDADE TEXTUAL: os gêneros na sala de aula. Organizado por D618 Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Mariane C.B. Cavalcanti. 1ª Ed. Belo Horizonte: Autentica 2007
FARACO, Luiza. História de Sinais.SP: 17, Ática, 2001.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: 12ª, Cortez, 1986.
4ª - SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Ano - 2011
ESCOLA: XXX
PROFESSORA: Nazarete Andrade Mariano
TEMA GERAL DA ESCOLA: CONHECER A CIDADE COMO PRINCIPIO EDUCATIVO PARA PODER CUIDAR MELHOR DOS TERRITÓRIOS LOCAIS
TEMA DO 1º Semestre
ÁREA: Código e Linguagem
Descritores Curriculares / SAEPE:
Língua Portuguesa:
D6- Localizar informação explicita no texto
D7 – Inferir informação em um texto
D9- Identificar o tema central do texto
D12 - Identificar a finalidade dos gêneros cartas: do leitor e ao leitor
D26- Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e / ou o interlocutor.
ANO: 8º ano - manhã
TEMPO: 20 aulas (50 minutos )
CONTEUDO DA OTM:
Eixo: Produção de texto oral e escrita música e paródia (intertextualidade)
Carta do leitor e a leitor ( partindo da carta pessoal) e entrevista
Eixo: Análise Linguística: pronomes (de tratamento); adjetivos; Interrogação e metonímia.
Eixo: Leitura Os Gêneros acima e um livro literário: a turma será dividida em grupos e cada grupo ficará por desenvolver a leitura para debate de um livro
2. OBJETIVO
Identificar informações explicitas do gênero
Identificar o tema central do texto.
Identificar a finalidade do gênero
Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e / ou o interlocutor.
Adequar a fala em diversas situações de interlocução, ampliando o intercâmbio social.
Reconhecer o valor expressivo do adjetivo na descrição de lugares e características das pessoas e cenários.
Identificar o emprego dos recursos gráficos usados para marcar o discurso na carta do leitor e ao leitor e da entrevista.
Identificar os elementos que constituem a paródia: verso, estrofe, figuras de linguagens, rimas, musicalidade.
Utilizar estratégias de escrita: planejar, redigir rascunho, revisar e reescrever o texto.
RECURSOS
• Data show
• Notebook
• Internet
• Pincel
• Copias de textos
• TV e DVD
• Som
3. METODOLOGIA (DESENVOLVIMENTO)
1º MOMENTO 2 aulas ( 25.04.2011)
Partindo das discussões estabelecidas na unidade 1, sobre língua, linguagem, variação lingüística, gêneros textuais, inclusive, poema, poesia, tirinha e paródia, inclusive referente à entrega das avaliações. Iremos continuar com a produção das paródias, uma vez que os alunos não cumpriram com esta atividade na 1ª unidade, em sala os alunos irão ouvir o clipe da música disparada e irão produzir uma paródia e apresentar na sala, as melhores apresentações serão escolhidas para serem em ensaiadas com mais alunos da turma e apresentar no dia do festival de paródia, no pátio da escola, cujo tema : CONHECER A CIDADE COMO PRINCIPIO EDUCATIVO PARA PODER CUIDAR MELHOR DOS TERRITÓRIOS LOCAIS, então os alunos irão produzir paródias que falem da realidade local, retratando tanto as belezas, quantos os problemas sociais existentes nestes espaços.
DISPARADA – GERALDO VANDRÉ (MOMNETO DELEITE E DE REFLEXÃO CRÍTICA)
Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar
Eu venho lá do sertão, eu venho lá do sertão
Eu venho lá do sertão e posso não lhe agradar
Aprendi a dizer não, ver a morte sem chorar
E a morte, o destino, tudo, a morte e o destino, tudo
Estava fora do lugar, eu vivo prá consertar
Na boiada já fui boi, mas um dia me montei
Não por um motivo meu, ou de quem comigo houvesse
Que qualquer querer tivesse, porém por necessidade
Do dono de uma boiada cujo vaqueiro morreu
Boiadeiro muito tempo, laço firme e braço forte
Muito gado, muita gente, pela vida segurei
Seguia como num sonho, e boiadeiro era um rei
Mas o mundo foi rodando nas patas do meu cavalo
E nos sonhos que fui sonhando, as visões se clareando
As visões se clareando, até que um dia acordei
Então não pude seguir valente em lugar tenente
E dono de gado e gente, porque gado a gente marca
Tange, ferra, engorda e mata, mas com gente é diferente
Se você não concordar não posso me desculpar
Não canto pra enganar, vou pegar minha viola
Vou deixar você de lado, vou cantar noutro lugar
Na boiada já fui boi, boiadeiro já fui rei
Não por mim nem por ninguém, que junto comigo houvesse
Que quisesse ou que pudesse, por qualquer coisa de seu
Por qualquer coisa de seu querer ir mais longe do que eu
Mas o mundo foi rodando nas patas do meu cavalo
Já que um dia montei agora sou cavaleiro
Laço firme e braço forte num reino que não tem rei
Após esta atividade, colocar um clipe sobre gêneros textuais para que os alunos relembrem as discussões sobre os gêneros e suas finalidades.
Solicitar para casa a leitura da entrevista existente na página 145 a 148. Solicitar que os alunos tragam o livro na terça feira.
2º MOMENTO 2 aulas (26.04.2011)
Momento deleite ( a Parábola da Vaquinha, texto oral)
Colocar a sala em circulo, fazer alguns questionamentos prévios sobre a entrevista solicitada para leitura e casa, em seguida fazer a leitura da entrevista da página 145 a 148, onde um aluno fará a pergunta e outro responderá, em seguida fazer uma discussão reflexiva sobre a entrevistas (responder com ajuda da professora as páginas 149 a 151.) do livro didático de Magda Soares, no decorrer das discussões serão explicados o uso das pontuações (. ? “” entre outras) o uso da metonímia (figuras de linguagens) os pronomes pessoais e de tratamento.
Com relação a metonímia, colocar a frase PAPO – CABEÇA pra PENSAR
Que sentido tem cabeça na expressão papo-cabeça?
Por que cabeça pôde adquirir esse sentido?
Vale lembrar que metonímia é a figura de linguagem que representa a relação de proximidade ocorre de diversas formas:
A parte pelo todo; A mão que balança o berço ( a mão = a babar / a mãe)
Eu tenho um teto para morar
Um conteúdo representado pelo que contém.
Gostaria de beber tomar um copo de água ( água em um copo)
Uma obra representada pelo nome do seu autor.
Gosto de ler Drummond.
A marca pelo produto.
Bombril, mil e uma utilidades.
Ele chegou em um Chevrolet.
3º MOMENTO 2 aulas
Definir 3 grupos
O grupo do SIM – vão apresentar argumentos defendendo que ainda há preconceito racial no Brasil.
O grupo do NÃO – vão apresentar argumentos defendendo que já não há mais preconceito racial no Brasil.
O grupo dos indecisos – Aqueles que irão ouvir os argumentos dos dois grupos antes de assumir uma posição.
Após os debates, cada grupo receberá uma folha de papel madeira e colocará os argumentos defendidos pelos componentes de cada grupo e fará a exposição na parede da sala.
AINDA HÁ PRECONCEITO RACIAL NO BRASIL?
O preconceito racial ainda existe no Brasil isso ninguém pode negar, pois vemos que existem muitas piadas referentes a negros e brancos, é claro que o preconceito racial já não é mais como antigamente, onde os negros eram escravos, ou a pouco tempo em que tinham a oportunidade profissional quase nula,.
Muita coisa mudou em relação a preconceito racial, hoje em dia, por exemplo, existe a cota de negros para universidades que visam ajudar essas pessoas que às vezes não tem oportunidades de conseguirem um diploma universitário, um reflexo do que foi o passado. Hoje se reflete esse passado em faculdades que possibilitam filhos e netos desses negros a conseguirem uma vaga, gera certa polêmica, pois alguns defendem a impressão de que os negros são mais frágeis.
Lojas em especial que vendem moda, muitas vezes não aceitam funcionários negros, não falam diretamente, mas aceitam o currículo sem dar a devida importância.
Também existe o preconceito de pessoas quando andam pelas ruas a noite que veem um negro vindo em sua direção e cortam volta por imaginar que possa se tratar de um bandido, ainda há muito que ser feito, nosso país é muito democrático e alugares para todos, só que precisamos cortar esse mal racial pela raiz e não deixar que ele domine os nossos filhos e netos, sendo assim o Brasil inteiro precisa lutar contra isso, mostrando que todas as raças são iguais e que não há diferença alguma entre nós. Se aos olhos de Deus não temos diferenças por que vamos pensar isso de outras pessoas brancas como negras?
Preconceito racial é crime!
4º MOMENTO
Como estamos tratando do gênero entrevista, será retomada a discussão sobre o gênero entrevista, os alunos irão juntar em grupos no máximo de 4 pessoas, cada grupo ficará para fazer uma entrevista: escrita (impressa), televisiva e radiofônica. Cujo tema será sobre “ O MOVIMENTO DA BOSSA NOVA”, no qual foi solicitado a pesquisa para ser levada para sala de aula.
AVALIAÇÃO
Como avaliar é um processo contínuo e sistemático, os trabalhos serão analisados por etapas, bem como os conhecimentos construídos a partir deles, levando em conta o envolvimento da turma para as atividades solicitadas e os objetos aqui pretendidos. Será analisado a partir da proposta estabelecida no projeto, para tanto, os alunos serão interlocutores na construção do conhecimento.
4. REFERENCIAS
ANTUNES, Irandé. LÍNGUA, TEXTO E ENSINO: outra escola possível. São Paulo: parábola editorial, 2009.
DIVERSIDADE TEXTUAL: os gêneros na sala de aula. Organizado por D618 Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Mariane C.B. Cavalcanti. 1ª Ed. Belo Horizonte: Autentica 2007
FARACO, Luiza. História de Sinais.SP: 17, Ática, 2001.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: 12ª, Cortez, 1986.
5ª - SEQUÊNCIA DIDÁTICA Ano - 2011
ESCOLA:XXX
PROFESSORA: Nazarete Andrade Mariano
TEMA GERAL DA ESCOLA: CONHECER A CIDADE COMO PRINCIPIO EDUCATIVO PARA PODER CUIDAR MELHOR DOS TERRITÓRIOS LOCAIS
TEMA DO 2º Semestre
ÁREA: Código e Linguagem
Descritores Curriculares / SAEPE:
Tecnologia Adaptável ao semi-árido:
D6- Localizar informação explicita no texto
D7 – Inferir informação em um texto
D9- Identificar o tema central do texto
ANO: 9º ano - manhã
TEMPO: aulas (50 minutos )
CONTEUDO DA OTM:
Eixo: Produção de texto oral e escrita música a Triste Partida; Peça teatral
Produção e apresentação de painel
2. OBJETIVO
Identificar informações explicitas do gênero
Identificar o tema central do texto.
Identificar a finalidade do gênero
Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e / ou o interlocutor.
Adequar a fala em diversas situações de interlocução, ampliando o intercâmbio social.
RECURSOS
• Data show
• Notebook
• Internet
• Pincel
• Copias de textos
• TV e DVD
• Som
3. METODOLOGIA (DESENVOLVIMENTO)
1º MOMENTO 2 aulas ( 19.04.2011)
Partindo das discussões estabelecidas nas aulas com a letra da música “ A Triste Partida”, a sala foi dividida em 5 grupos para construção painéis, cujo temas:
1º painel Uma família vivendo na roça em período de seca.
2º painel O semi-árido irrigado com o uso de tecnologias que são adaptáveis a realidade sertaneja.
3º painel A família em busca de melhoria de vida em outro lugar.
4º painel Uma família fazendo a mudança para um lugar mais desenvolvido.
5º painel Retratando o sertão de hoje, desenvolvido e com possibilidades.
Os alunos produzirão para apresentar na aula da semana seguinte.
2º MOMENTO 2 aulas (26.04.2011)
Momento deleite ( a Parábola da Vaquinha, texto oral)
Após o momento deleite, os alunos irão apresentar os painéis para socialização com toda a turma, fazendo reflexões críticas e envolvendo a turma na discussão, após as apresentações a professoras fará suas intervenções e solicitar a leitura do livro o Quinze de Rachel de Queiroz, para que os alunos possam fazer uma reflexão crítica do semi-árido de hoje com suas novas possibilidades distintas de 1915 como cita no romance, o que evoluiu e o que há por evoluir, a partir desta leitura retomar a pesquisa sobre novas tecnologias que são adaptáveis a sobrevivência no semi-árido. Sugerindo, inclusive, visitas a EMBRAPA e A empresas agrícolas, que manejam novas ferramentas para desenvolver práticas de cultivos.
Em dupla os receberão trecho de texto de abordem discussões sobre o semi árido e as diversos manejos para novas práticas de cultivos e sobrevivência.
Vale lembrar que foi solicitado no inicio do mês de abril as cópias do livro para ser trabalhado como a turma,
3º MOMENTO 2 aulas
AVALIAÇÃO
Como avaliar é um processo contínuo e sistemático, os trabalhos serão analisados por etapas, bem como os conhecimentos construídos a partir deles, levando em conta o envolvimento da turma para as atividades solicitadas e os objetos aqui pretendidos. Será analisado a partir da proposta estabelecida no projeto, para tanto, os alunos serão interlocutores na construção do conhecimento.
4. REFERENCIAS
ANTUNES, Irandé. LÍNGUA, TEXTO E ENSINO: outra escola possível. São Paulo: parábola editorial, 2009.
DIVERSIDADE TEXTUAL: os gêneros na sala de aula. Organizado por D618 Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Mariane C.B. Cavalcanti. 1ª Ed. Belo Horizonte: Autentica 2007
FARACO, Luiza. História de Sinais.SP: 17, Ática, 2001.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: 12ª, Cortez, 1986.
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