segunda-feira, 16 de maio de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – FORMAÇÃO / PROJETO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – FORMAÇÃO DE PROFESSORES
11.11.10
NAZARETE MARIANO
naza_mariano@hotmail.com
Formacao.gre@hotmail.com



CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO
1. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NO GÊNERO EDITORIAL?
2. EM QUE SUPORTE, GERALMENTE O EDITORIAL É PUBLICADO?
3. AO LER JORNAIS E REVISTAS VOCÊ PERCEBE A PRESENÇA DO EDITORIAL?
4. EM QUE PARTE DO JORNAL OU REVISTA, GERALMENTE É PUBLICADO O EDITORIAL?
5. VOCÊ SABE INFORMAR ALGUMA CARACTERÍSTICA DO EDITORIAL? ONDE? COMO?
6. VOCÊ JÁ LEU ALGUM EDITORIAL?
7. SE LEU EDITORIAL, CITE EXEMPLOS DE TEMÁTICAS ABORDADAS?




GÊNERO EDITORIAL
2º ANO DO ENSINO MÉDIO

Sabendo que o editorial é texto jornalístico, tendo como função, na revista , apresentar o exemplar publicado para aquele período e no jornal abordando o posicionamento de jornal em relação a uma determinada temática, de informar, mas sem obrigação de ser neutro, indiferente. logo o assunto é tratado a partir da subjetividade do reporte de modo evidenciar a posição da mídia que está por trás do canal de comunicação, assim sendo, o editorial é um texto mais opinativo que informativo.
Geralmente o editorial se vale de um fato e de uma opinião, o fato informa o que aconteceu e a opinião transmite a interpretação do que aconteceu. Pelo descrito acima, podemos dizer que o editorial é um texto: dissertativo, pois desenvolve argumentos baseados na ideia central; crítico já que expõe um ponto de vista; informativo, pois relata um acontecimento.
O editorial geralmente aparece em um ambiente especifico do jornal ou revista.
Portanto, o editorial é um gênero jornalístico argumentativo. Em princípio, é no editorial que se dá conta do posicionamento coletivo de um jornal sobre um determinado assunto problemático da atualidade. Por isso, um editorial é sempre da responsabilidade da direção do órgão jornalístico ou de alguém da sua inteira confiança. Geralmente, o editorial é motivado por assuntos tratados no jornal e é elaborado em conformidade com a linha de orientação do órgão jornalístico, consubstanciada no respectivo estatuto editorial.

Oficinas sobre Gêneros

1º Grupo: Criar título que seja uma questão polêmica sobre o assunto do texto “Calem a Boca Nordestino!”
2º Grupo: Apresentar opiniões favoráveis e desfavoráveis em relação ao tema do texto.
3º Grupo: Manchete de Reportagem!
4º Grupo: Uma chamada de notícia no rádio.
5º Grupo: Uma entrevista com os interlocutores do texto.
6º Grupo: Um painel ilustrativo sobre o texto lido.
7º Grupo: Um editorial escrito apresentando o tema do texto.
8º Grupo: Um Editorial falado, sobre a temática do texto.
9º Grupo: A frase do dia, ( não vale o título do texto)
10º Grupo: Gingle defendendo os nordestinos.



Sugestão de trabalho em sala de aula.

Fazer uma mostra de gêneros na sala de aula, mostrando da retextualização de um determinado gênero com os diversos gêneros e intergêneros abordados durante a unidade ou ano letivo.

Sugestão de Sequência Didática

 ÁREA: Código e Linguagem/ Exatas.
 Descritores Curriculares / SAEPE:
 Língua Portuguesa:
 D1- Identificar informações explicitas do gênero editorial
 D4- Inferir informação implícita no texto editorial
 D6- Identificar o tema central do editorial
 ;D9- Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
 D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
 26
ANO: 2º ano de Ensino Médio
TEMPO: 15 aulas (40 minutos – noite)

 CONTEUDO DA OTM:
 Gênero textual: Editorial
 Modo e tempo verbal a partir do editorial
 Grau formalismo presente nos editoriais de jornais e revistas
 Intertextualidade: referencia e paráfrase
 O texto como elemento da atividade discursiva.
 O uso dos conectores
 Orações coordenadas
 Comunicação, sociedade e poder

OBJETIVOS

 Geral
 Estabelecer relação entre o uso dos gêneros textuais na Língua Portuguesa e na Matemática, com o intuito de fomentar os saberes existentes nas áreas de exatas e códigos e linguagens.
 Específicos
 Fomentar a ideologia estabelecida no tripé comunicação, sociedade e poder a partir das discussões efetivadas no ínterim dos trabalhos desenvolvidos durante o período.
 Reconhecer os elementos pragmáticos destacando os papeis sociais e comunicativos dos interlocutores.
 Identificar aspectos lingüísticos específicos da construção do gênero editorial.
 Reconhecer os modos e tempos verbais em relação ao contexto em que o texto é construído.
 Reconhecer o modo em que é composto a sequência textual do editorial.
 Compreender como se dar a construção lingüística da superfície textual, levando em conta, uso dos conectores coesivos.

RECURSOS
 Notebook
 Data show
 Pendriver
 jornais e revistas
 Internet

METODOLODIA

 Diante das características acima, os procedimentos ocorrerão da seguinte forma:
 1º MOMENTO 3 aulas
 Levando em conta que o editorial é um gênero jornalístico e de pouca circulação a vida dos alunos da Escola Poeta Raulino Sampaio, então será feita uma sondagem em relação ao conhecimento prévio dos alunos sobre o referido gênero.
 Em seguida os alunos receberão jornais e revistas que contenham editoriais para que os mesmos façam, primeiro, uma leitura rápida, em seguida uma leitura discursiva sobre o material lido destacando as informações explicitas e implícitas do texto, a ideia central do texto, como é composta a sequência textual e grau de formalismos é utilizado, bem como reconhecer os papeis sóciocomunicativo que os interlocutores fazem uso. Bem como tratar das características do editorial.

2º MOMENTO 2 aulas
Escolher um dos editoriais lidos pelos alunos articular a análise lingüística, em especial, os conectores e as orações subordinadas, tratando qual a função destas em relação ao texto analisado, solicitar a importância de trabalhar as conjunções como conectores coesivos para a estruturação da oração subordinada dentro do editorial analisado, para tanto, o texto será exposto em data show com intuito de melhor abordagem e visualização.
3º MOMENTO 1 aula
Retomando as discussões estabelecidas na organização de seminário que ocorreu no pátio da escola, no período de 08 a 09.10, os alunos irão discutir como se deu tal evento, apresentando oralmente as experiências desenvolvidas durante o período, pontuando as partes mais pertinentes.
4º MOMENTO 4 aulas
Após esta abordagem, os alunos darão inicio ao parágrafo introdutório da produção escrita do editorial sobre o seminário apresentado no pátio da escola, a medida que o aluno for escrevendo a professora fará as devidas orientações e retomadas, fazendo com que o aluno perceba a importância de ser produtor de um editorial, a cada parágrafo será retomado e avaliado, assim, até a conclusão da produção com suas reescritas.
Vale lembrar que a professora de Matemática estará articulando com a língua portuguesa, fazendo com os alunos tambem analise uma revista de matemática na qual não tem o editorial e os mesmos tambem produzirão um editorial a partir do conteúdo da revista que a mesma estará trabalhando no bimestre.

5º MOMENTO 3 aulas
Será feita uma socialização das produções desenvolvidas durante as aulas de Língua Portuguesa e Matemática, onde os mesmos irão fazer a leitura reflexiva dos seus textos, bem como fazer uma hetero avaliação dos textos dos colegas. Após as avaliações os textos que mais caracterizaram o editorial serão publicados no blog da escola, bem como livro que está proposto no projeto da escola, cujo tema “ O Uso dos Gêneros Textuais nas Diversas Mídias e Saberes.
6º MOMENTO 2 aulas
Retomando os textos produzidos pelos alunos, será feita uma atividade de reflexão sobre a análise lingüística, em especial, os conectores coesivos e a função das conjunções na construção das orações subordinadas.

AVALIAÇÃO

Como avaliar é um processo contínuo e sistemático ao mesmo tempo, os trabalhos serão analisados por etapas, bem como os conhecimentos construídos a partir deles, levando em conta o envolvimento da turma para as atividades solicitadas e os objetos aqui pretendidos. Será analisado a partir da proposta estabelecida no projeto da escola que tem esta temática voltada para a pesquisa, cultura, cidadania e o uso dos gêneros textuais nas diversas situações comunicacionais, para tanto, os alunos serão interlocutores na construção do conhecimento.

2. REFERENCIAS
ANTUNES, Irandé. LÍNGUA, TEXTO E ENSINO: outra escola possível. São Paulo: parábola editorial, 2009.
BAGNO, Marcos. PESQUISA NA ESCOLA: O que é como se faz. 12ª edid. Loyola SP. 2002.
BRANDÃO, H. N. Introdução à Análise do Discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1998.
______ BCC- Base Curricular Comum: Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco; 2008
BRASIL. Ministério da Educação e Secretaria de Educação. Parâmetros
DIVERSIDADE TEXTUAL: os gêneros na sala de aula. Organizado por D618 Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Mariane C.B. Cavalcanti. 1ª Ed. Belo Horizonte: Autentica 2007
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: 12ª, Cortez, 1986.
MORETTO, Pedro Vasco. PLANEJAMENTO: Planejando a educação para o desenvolvimento de competências. 5ª Ed, vozes. RJ. 2010.
_________ Os gêneros do discurso e a produção textual na escola. 1999 (mimeo)
VIEIRA, Josenia Antunes... (et al.) REFLEXÕES SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA: Uma Abordagem Multimodal. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
Peçanha, Geraldo. Transposição Didática Ed. Cortez.
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2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - FORMAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
05.11.10
Gênero resenha

NAZARETE MARIANO

Sugestão de Sequência Didática

2ª - Seqüência Didática seminário 4ª unidade
Ano - 2010 – 1º ano – tarde

ESCOLA: Poeta José Raulino Sampaio
PROFESSORA: Nazarete Andrade Mariano
TEMA GERAL: ESCOLA: Espaço de Pesquisa e Construção do Conhecimento Cientifico.
TEMA DA ESCOLA: O Uso dos Gêneros Textuais nas Diversas Mídias e Saberes
TEMA DA UNIDADE: Cultura e Valorização da Cidadania.

ÁREA: Código e Linguagem/ Exatas.
Descritores Curriculares / SAEPE:
Língua Portuguesa:
D1- Identificar informações explicitas do gênero
D4- Inferir informação implícita no texto
D6- Identificar o tema central do texto
;D9- Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
D26-
ANO: 1º ano de Ensino Médio
TEMPO: 8 aulas (50 minutos – )

CONTEUDO DA OTM:
Gênero textual: Resumo e Resenha
Modo e tempo verbal a partir da resenha
Grau formalismo presente na resenha
O texto como elemento da atividade discursiva.
Palavras e ideias chaves do texto resenha

 OBJETIVO
Reconhecer os elementos pragmáticos destacando os papeis sociais e comunicativos dos interlocutores.
 Identificar aspectos lingüísticos específicos da construção do gênero resenha e resumo.
 Reconhecer os modos e tempos verbais em relação ao contexto em que o texto é construído.
 Reconhecer o modo em que é composto a sequência textual da resenha.
 Vincular as palavras às circunstâncias históricas e culturais do percursos da língua em que o texto é construído.

 RECURSOS
 Notebook; Data show; Pendriver ; Internet; Textos; vídeo

METODOLOGIA (DESENVOLVIMENTO)

Levando em conta que a resenha é construída a partir da necessidade de fomentar de forma crítica e avaliativa um evento, um livro, filme entre outros, pensou se aqui, articular o evento desenvolvido pela escola à produção deste gênero, no qual os alunos irão resenhar sobre o seminário ocorrido no pátio da escola que discorreu sobre questões voltadas para fomentação da pesquisa na construção do conhecimento cientifico, em que nos valemos dos gêneros textuais com a temática cultura e valorização da cidadania. Para tanto será trabalhado a resenha levando em conta:

 1º MOMENTO 3 aulas
 Levando em conta o trabalho sobre resumo e resenha desenvolvido nas unidades anteriores, será retomado as discussões prévias sobre o referido gênero. Os alunos irão ouvir uma resenha oral, para trabalhar estratégias de escutas, no qual se concentrarão para as informações descritas no vídeo, em seguida receberão uma resenha produzida por uma aluna, na primeira unidade sobre o filme Escritores da Liberdade para retomarmos suas características.

Texto um, vídeo (resenha: educação um tesouro a descobrir) retirado da rádio blog, para os alunos ouvirem e anotarem as características da resenha. Inclusive o tempo e modo verbal.




Texto 2
PROFESSORA DA VIDA - RESENHA SOBRE O FILME ESCRITORES DA LIBERDADE

Resenhado por Alexsandra Coelho Moreira, 29 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio da escola Poeta José Raulino Sampaio, solicitado pela professora de Língua Portuguesa


Filme, Escritores da Liberdade, dirigido por Richard Lagravenese, 48 anos, nasceu em outubro de 1959 nos EUA, é produtor e tem vários longa metragem, como: P.S. Eu Te AMo em 2007; Paris Eu Te Amo 2006; A década Under the Infuencer 2003 e Escritores da Liberdade em 2007.


Escritores da Liberdade é um filme classificado como gênero Drama. O enredo é baseado em fatos reais, estrelado pela Atriz Hillary Swank, que vive a personagem da professora " Erin Gruwell". A história se passa por volta do ano de 1992, onde a cidade de Los Angeles vive uma verdadeira guerra nos seus bairros mais pobres, causados por gangues que são movidos pelas tensões raiciais.
Em meio a este drama, que o elenco vive essa história afim de mostrar que o mundo todo, assim como em Los Angeles, tambem existe esses tipos de problemas em nossa sociedade.
Este filme nos apresenta vários problemas, porém de certa forma tambem nos ensina a enfrentá-los. O mesmo nos fala de uma turma de alunos, que nem os próprios acreditam em sua capacidade, pois até então nunca encontram que lhes dessem qualquer tipo de apoio.
Até que um dia aparece uma professora muito jovem, entusiasmada para ensiná-los e de repente, não é correspondida, a indiferença é um dos sentimentos que predomina naquela sala de aula. E a medida que tenta se aproximar deles, estes ficam mais resistentes, ficando, com isso, cada vez mais difícil assistir as aulas, que por sua vez fica falando sozinha em vários momentos.
Mesmo assim, com toda essa indiferença, não se deixa convencer por suas atitudes, então resolve ir à luta para ajudar seus queridos alunos, primeiro vai a diretora informar sobre o que se passa e pedir seu apoio, na qual não lhe dá atenção alguma, pelo contrário, tenta fazer com que ela desista de seus objetivos, pois não acredita na capacidade daqueles alunos e alunas.
Desde então, tenta várias formas de aproximação e nada, nem ninguém reage. Até que tem a ideia de lançar im diário onde, poderiam escrever o que pensa, o que faz, o que já se passou com cada um. Muito otimista acha que desta vez tudo começa a dar certo.
Através dos diários acaba descobrindo que se trata de pessoas frustradas, traumatizadas e com medo de reagir às dificuldades e aos prazeres que a vida lhes oferece e, quando não tem apoio de ninguém, tudo se torna mais difícil é o que acontece a estes.
Então, a Senhora "G" (assim chamada por seus alunos) dedica-se dia após dia e esses, deixando até mesmo sua vida pessoal completamente abandonada e, acaba, com isso, perdendo seu marido, mesmo assim, para ela o mais importante agora é trazer aquelas criaturas para o mundo real, ensinando como enfrentar seus dilemas, passa a viver a vida deles.
Acreditando no seu trabalho, resolve arranjar mais dois empregos para conseguir dinheiro e comprar o material para sua jornada diária, sabe-se que este compromisso deveria ser da própria escola, que por sua vez se acha no direito de negar.
Diante da situação, compra vários livros com histórias muito parecidas com as de cada um, trabalhando a leitura, em especial o livro sobre a vida de Anne Frank, onde a mesma conta que viveu uma trágica história em sua vida, descobrem que são pessoas capazes de reagir, de aprender e não se deixar levar pelas amarguras que a vida causa.
Esse drama nos mostra como devemos agir diante de situações semelhantes, pois é o que vemos, muitas vezes sem nos dar conta que isso tambem acontece em nosso meio.
O referido filme é muito importante, pois pode ajudar pessoas com vidas muito complicadas. deve ser visto principalmente pelos jovens de diversos grupos sociais, sejam pobres ou ricos, todos tem seus problemas.
O mais importante é que muitas vezes na vida um professor se torna mais amigo dos seus alunos que sua própria família, é o que acontece com a Senhora "G" e seus alunos. Seria muito bom se no mundo de hoje tivessemos algumas dessas senhoras "G".


 2º MOMENTO 2 aulas

Retomando as discussões do gênero ouvido e lido, analisar o modo e tempo verbal trabalhado na resenha, levando em conta o grau de formalismo, as palavras e ideias chaves presentes no texto.

3º Momento 3 aulas

Desenvolver discussões sobre seminário que aconteceu no pátio da escola, no qual os alunos irão fazer resumos orais sobre o evento, em seguida irão produzir um texto coletivo. Cada aluno receberá uma folha já pontuadas as ideias para os mesmos darem continuidade.
Após fazer esta produção, uma aluna irá para o quadro e os alunos juntos farão a reescrita coletiva.


Resenha direcionada
1º Seminário de ___________________e _____________________________ organizado pelo Ensino Médio da _________________________________________ para contemplação do projeto O Uso dos Gêneros textuais nas Diversas Mídias e Saberes que por _____ _____________ o tema do projeto da rede estadual de ensino: Escola Espaço de Pesquisa e Construção do Conhecimento.

Resenhado por _________________________________________________________,
estudante do ________________________________________________________, da ___________________________________________________________________-
A ________ de um trabalho se dar devido _________ do conhecimento que ocorre durante um__________- período de preparação, orientado por educadores ______________ com a construção do saber a partir dos ________textuais estabelecidos para tal situação. Assim, foi a _________ do 1º seminário desenvolvido pelos ____________que souberam__________________________________.
Neste evento houve___________________________________________________
__________________________________________, os alunos apresentaram ____________________________________________________________________________________________________, convidando palestrante para________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Pela primeira vez a escola______________________________________________
___________________________________________________________________, sem falar da satisfação dos ___________________________________________________________________________________
O Ensino Médio da nossa escola não será mais o mesmo, pois ________________
_______________________________________________________________________________________________________________________. Que novos trabalhos surjam _____________________________________

AVALIAÇÃO

Como avaliar é um processo contínuo e sistemático ao mesmo tempo, os trabalhos serão analisados por etapas, bem como os conhecimentos construídos a partir deles, levando em conta o envolvimento da turma para as atividades solicitadas e os objetos aqui pretendidos. Será analisado a partir da proposta estabelecida no projeto da escola que tem esta temática voltada para a pesquisa, cultura, cidadania e o uso dos gêneros textuais nas diversas situações comunicacionais, para tanto, os alunos serão interlocutores na construção do conhecimento.


2. REFERENCIAS
ANTUNES, Irandé. LÍNGUA, TEXTO E ENSINO: outra escola possível. São Paulo: parábola editorial, 2009.______ BCC- Base Curricular Comum: Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco; 2008
DIVERSIDADE TEXTUAL: os gêneros na sala de aula. Organizado por D618 Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Mariane C.B. Cavalcanti. 1ª Ed. Belo Horizonte: Autentica 2007

PRODUÇÃO COLETIVA DOS ALUNOS APÓS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS


Alunos em ação desenvolvendo novas experiências

1º Seminário de Cultura e Valorização da Cidadania, organizado pelo Ensino Médio da escola Poeta José Raulino Sampaio, como parte do desenvolvimento do projeto O Uso dos Gêneros textuais nas Diversas Mídias e Saberes que por sua vez contempla o tema do projeto da rede estadual de ensino: Escola Espaço de Pesquisa e Construção do Conhecimento.
Resenhado pelos alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Poeta José Raulino Sampaio.
A concretização de um trabalho se dar devido a construção do conhecimento que ocorre durante um determinado período de preparação, orientado por educadores comprometidos com a construção do saber a partir dos gêneros textuais estabelecidos para tal situação.
Assim, foi a efetivação do 1º seminário desenvolvido pelos estudantes do ensino médio da referida escola que souberam articular e organizar a preparação das atividades para o desenvolvimento do seminário que aborda as temáticas relacionadas a cultura e cidadania.
Neste evento houve a participação de alunos de outras séries, professores, apoio técnico e direção da escola, bem como a comunidade local e estudantes de outras escolas, sem falar dos palestrantes que aceitaram o convite para discutir os temas do seminário sem cobrar nenhum valor financeiro.
Um ponto que chamou bastante atenção foi a participação de alunos do 1º, 2º e 3º anos como apresentadores do seminário, convidando palestrantes para dialogar sobre os assuntos tratados no projeto da escola. Outro ponto importante foram as apresentações culturais dos alunos, que trouxeram para o pátio: música, poesia popular, cordel e peça teatral, deixando o evento mais criativo e dinâmico.
Pela primeira vez a escola elabora um seminário dando oportunidade para os alunos mostrarem a sua capacidade de construir conhecimentos juntos aos educadores e palestrantes, sem falar da satisfação dos convidados e todos os envolvidos nos trabalhos desempenhados no evento.
O Ensino Médio da nossa escola não será mais o mesmo, pois ficará marcado para sempre na vida dos alunos, apesar de ser o primeiro seminário desenvolvido pelos alunos no pátio da escola, servindo de experiências para melhorar nos próximos que virão.
Que novos trabalhos surjam através da escola, pois com estas atividades melhoramos a cada dia enquanto estudante e consequente enquanto cidadão, com certeza este será apenas o primeiro, entre tantos, que iremos desenvolver durante nossa passagem pelo ensino médio, cada vez mais ganhando novas experiências e desenvolvendo novas atividades.





3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

ÁREA: Código e Linguagem
FORMADORA: Nazarete Andrade Mariano
COMPONENTES CURRICULARES: Língua Portuguesa.
Eixo Norteador: 1. Produção e Compreensão de Texto Orais 2.Leitura e Compreensão de Textos 3. Produção de Textos Escritos 4. Análise Linguística e Reflexão sobre a língua .
Ano: 6º ano Ensino Fundamental II
Tempo: 8 aulas
Descritores:
D6 – Localizar informação explicita em um texto.
D7 – Inferir informação no texto.
D9 – Identificar o tema central de um texto.
D12 – Identificar o gênero do texto.
D26 – Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e/ou o interlocutor.

I. CONTEÚDOS:
GÊNERO: Crônica
Discussão
Elementos do texto narrativo a partir da crônica
interlocutores e seus respectivos papéis em situação de comunicação.
Semelhança ou oposição entre duas mais crônicas.
Uso de pontuação.

2. OBJETIVOS

Problematizar o ensino e a aprendizagem da Língua Materna a partir de uma perspectiva interacionista.

Estabelecer relação entre o gênero textual debate ao contexto em que texto é construído, levando em consideração os elementos narrativos.
Reconhecer os elementos pragmáticos, levando em conta os papeis sociais e comunicativos dos interlocutores, a partir das crônicas analisadas.
Identificar os elementos indicadores das condições do locutor e do interlocutor do espaço cultural de produção e de circulação do texto.

3. RECURSOS

• cópias de textos (crônicas)
• Vídeos
• Folhas de oficio
• Quadro branco e pincel / apagador
• Jornal e revista
• Caneta e lápis
• Data Show e notebook
• Caixa amplificadora


4. METODOLOGIA (DESENVOLVIMENTO)

1º MOMENTO:

Entregar aos alunos um bombons com uma mensagem.

LER – LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO ( retirado da net)

Ler é o melhor remédio...
Leia jornal...
Leia outdoor...
Leia letreiros de estação de trem...
Leia os preços do supermercado...
Leia a vida!
Leia os olhos, leia as mãos, os lábios e os desejos das pessoas.
Leia as possibilidades...
Leia ainda mais as esperanças...
Leia o que der na telha...
Mas, leia! E as idéias virão.

E com a pergunta:
O que é crônica?
Em seguida, uma rápida abordagem sobre aprender a ler e aprender a escrever, partindo da leitura da mensagem acima. Fazendo um gancho com as leituras de textos de humor, irônico, lírico, crítico. Textos que falem do cotidiano das pessoas, do irrisório e do pitoresco.

2º MOMENTO: Assistir ao vídeo ( uma adaptação da Crônica: “ A Última Crônica), após o vídeo levar os participantes a uma reflexão sobre as características da crônica, que elementos constitui a crônica em questão (vídeo) se as imagens retratam o conteúdo humano? e como isso ocorre no vídeo.

3º MOMENTO: Dividir a sala e grupos ou duplas (a depender do público), cada grupo receberá uma crônica fatiada, os participantes irão organizá-las na ordem das idéias nos parágrafos, em seguida fazer a leitura silenciosa e discussão no próprio grupo. Após esta discussão cada componente irá para outro grupo, no qual, receberá informações sobre a outra crônica lida. Em seguida volta para o grupo origem para ter a discussão coletiva.

4º MOMENTO: Cada grupo irá analisar como trabalharia a análise lingüística a partir da crônica, em especial, a pontuação e as idéias nos parágrafos.

4º MOMENTO: Será entregue apenas a introdução de uma crônica para que os participantes dê continuidade à crônica do autor. Em seguida socializar a produção escrita.
5º MOMENTO: Para encerrar o encontro será colocado dois pequenos vídeos (uma crônica de Arnaldo Jabor e Uma crítica de Alexandre Garcia), para percebem as características semelhantes e opostas nas duas falas, em como fazer uma relação a crônica televisiva com as crônicas lidas.

AVALIAÇÃO
Como avaliar é um processo contínuo e sistemático ao mesmo tempo, os trabalhos serão analisados por etapas, bem como os conhecimentos construídos a partir deles, levando em conta o envolvimento da turma para as atividades solicitadas e os objetos aqui pretendidos. Considerando tanto os trabalhos coletivos como as atividades individuais.


REFERENCIAS
Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN – estão disponíveis na íntegra no Portal Domínio Público, biblioteca digital do MEC? Para acessá-los, clique em:
.
Bibliografia
BRANDÃO, H. N. Introdução à Análise do Discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1998.
DUBOIS et al. Dicionário de lingüística. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 1993.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
ANTUNES, Irandé. LÍNGUA, TEXTO E ENSINO: outra escola possível. São Paulo: parábola editorial, 2009.
TARDELLI, Marlete Carboni. O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: interações em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2002.
KOCH, Ingedore. A inter-ação Pela Linguagem. São Paulo: Contexto, 2008.
_________ Os gêneros do discurso e a produção textual na escola. 1999 (mimeo)
MORETTO, Vasco Pedro. PLANEJAMENTO: planejando a educação para o desenvolvimento de competências: Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
DIVERSIDADE TEXTUAL: os gêneros na sala de aula. Organizado por D618 Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Mariane C.B. Cavalcanti. 1ª Ed. Belo Horizonte: Autentica2007
Sitografia
Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: . Acesso em: 18 jul 2006.
Revista Nova Escola On-line. Disponível em: . Acesso em: 18 maio 2006.



4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA Interdisciplinar
Ano 2010

ESCOLA: XXX
PRODUZIDA POR: NAZARETE MARIANO
PROFESSORORES/PROFESSORAS PARTICIPANTES:
Adna Maciel S. Campos Souto Língua Portuguesa
Cristiane Leal Martins Rebouças Matemática
Juscelino Ribeiro Sociologia
Mônica Vieira de Lima Direitos Humanos
Nazarete Andrade Mariano Língua Inglesa E Portuguesa.

TEMA GERAL: ESCOLA: Espaço de Pesquisa e Construção do Conhecimento Cientifico.
TEMA DA ESCOLA: O Uso dos Gêneros Textuais nas Diversas Mídias e Saberes
TEMA DO SEMESTRE: Meio Ambiente e Valorização da Cidadania.


ÁREAS: Códigos e Linguagem, Humanas e Exatas
DISCIPLINAS: Português, Literatura, Direitos Humanos, Sociologia, Matemática
Eixo Norteador: 1. Produção e compreensão de textos orais 2. Leitura e compreensão de texto 3. Produção de textos escritos 4.Análise lingüística e reflexão sobre a língua (Humanas), 5.Álgebra e funções 6.Estatísticas (Exatas)
ANO: 3° ano (Ensino Médio)
TEMPO: 30 aulas referentes a IV unidade distribuídas entre as disciplinas trabalhadas de modo interdisciplinar

Descritores de Língua Portuguesa: D6, D7, D10, D12,D13, D14, D16, D17, D19, D24
Descritores de Matemática: D13,D33,D34

I. CONTEÚDOS:
PORTUGUÉS / LITERATURA
1. Produção e compreensão de textos orais
. Reflexão sobre textos produzidos pelos estudantes e/ou produzidos por outros autores.
Comentários, discussões e debates orais sobre seminário e filme
2. Leitura e compreensão de textos
. Textos argumentativos: dissertação escolar
3. Produção de textos escritos
. Textos argumentativos: dissertação escolar
4. Análise Lingüística e reflexão sobre a Língua
. O texto como elemento da atividade discursiva
. Pontuação, ortografia e concordância
5. Literatura
. Análise crítica de textos literários

LÍNGUA INGLESA
Expressões idiomáticas e Frasal Verb

SOCIOLOGIA
. Preconceito
. Discriminação

DIREITOS HUMANOS
. Declaração Universal dos Direitos do Homem (DUDH)
. Desigualdade social

MATEMÁTICA
1.Grandezas e medidas
Estudo da área total e ou volume do prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera.
2.Estatística
Medidas de tendência central: Média, moda e mediana

II. OBJETIVOS

GERAL ???
ESPECIFICOS
• Comparar fenômenos lingüísticos em textos orais e escritos.
• Identificar sentidos ou informações com base em figura, foto, ilustrações, tabelas, gráficos, mapas e outros recursos visuais.
• Reconhecer características próprias do tipo ou do gênero a que pertence o texto.
• Reconhecer os critérios de ordenação ou de seqüência do texto na apresentação das idéias e informações.
• Analisar o papel das expressões conectoras no processo de construção do texto.
• Identificar referências ou remissões a outros textos ou outros autores.
• Adequar-se aos modos típicos de organização, seqüência e apresentação que caracterizam os diferentes gêneros do texto.
• Observar as convenções da ortografia oficial.
• Avaliar a adequação do título ou da proposta de um novo título.
• Refletir sobre as especificidades das diferentes classes gramaticais na construção de sentido do texto.
• Conhecer a analisar os fundamentos e concepções de direitos humanos, cidadania e democracia, oportunizando o conhecimento e o debate.
• Conceituar média aritmética, mediana e moda, aplicando tais conceitos na resolução de problemas.
• Interpretar textos que contemplem a História da Matemática, em especial estatística.
• Calcular a área total e o volume de um prisma, pirâmide, cilindro.
• Reconhecer uma pirâmide regular.
• Calcular a área de uma superfície esférica, bem como seu volume.
• (D33) Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
• (D34) Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam, e vice-versa.
• (D13) Resolver problemas envolvendo área total e/ou volume de um sólido(prisma,pirâmide,cilindro,cone e esfera)


III. RECURSOS

Aparelho de som, CD, pendriver, microfone, caixa amplificada, cadeiras, mesas, tecidos, TNT, papel madeira, papel sulfite, material para confecção de folder, convite, credenciais, livro didático, Xerox, quadro, pincel, apagador, aparelho DVD, TV, DVD – filme.


IV. METODOLOGIA / APLICABILIDADE
Para entender esta sequência didática é preciso levar em conta os trabalhos desenvolvidos com a organização e apresentação do 1º seminário de Cultura e Valorização da Cidadania, pois dele surgiram vários trabalhos de forma interdisciplinar, inclusive nas diversas séries e anos. Mas vamos aqui abordar a 3ª série do Ensino Médio do que foi discutido durante o evento.

1º MOMENTO (4 aulas )
Como nosso ponto de partida foi as atividades do seminário, então os professores acima descritos articularam um trabalho que retomassem a questão problema abordada durante o evento, “ Cultura e Valorização da Cidadania”. Foi feito um debate sobre as discussões estabelecidas durante o seminário, como preconceito, valorização da cultura de massa, desigualdade social. Após este conhecimento prévio, foi passado o Filme “ Um Sonho Possível”, que trata desta temática, os alunos assistiram sabendo que teriam discussões nas disciplinas diversas e retomando sempre as discussões do seminário.

2º MOMENTO
O professor de Sociologia articulou um debate sobre o filme tratando de discutir sobre: Preconceito e Discriminação, com base no personagem do filme iniciou dando perguntas aos alunos para eles respondessem oralmente, como: qual relação entre o preconceito e a discriminação, se tinha concepções diferentes entre um e outro.
Em seguida entregou um texto para os alunos, faltando algumas palavras que retratavam o sentido de preconceito e discriminação para que os mesmos compreendessem quais delas tratavam de preconceito e quais de discriminação. (2 aulas)
Já a professora de Língua Portuguesa pegou um gancho do trabalho de sociologia sobre preconceito, bem como do assunto de Direitos Humanos sobre Desigualdade social, a partir do conhecimento prévio levou um trecho da obra Morte e Vida Severina para trabalhar as inferências do textos sobre estas temáticas , os alunos em grupos iriam identificar as ideias implícitas e explicitas sobre o preconceito e desigualdade social, relacionando ao filme “ Um Sonho Possível”. ( 2 aulas)

Seguindo a temática as professoras de Matemática e de Língua Inglesa trabalharam um vídeo com duração de 21 minutos “ A História das Coisas” que trata de forma implícita o preconceito e principalmente a desigualdade social e a valorização da cultura de massa e identidade cultural assuntos tão bem abordados no seminário.
A história das coisas que reporta o consumismo, o capitalismo, enfatizando que nesse tipo de sistema, o valor das pessoas é proveniente de seu poder capital, em especial nos Estados Unidos da America, logo fica claro que o maior interesse é o benefício pessoal, o filme convida a uma rica reflexão, inclusive convida as pessoas a preservarem o meio ambiente.
Em matemática foi feita uma abordagem promovendo reflexões sobre o percentual gasto de bens natural e humano em nome do consumismo propagado pelo capitalismo americano. Para tanto a professora analisou juntamente com os alunos gráficos que retratavam o pico da felicidade em detrimento ao bem adquirido, mostrando os percentuais sobre o consumismo e o desperdiço dos recursos naturais no Estados Unidos. (2 aulas)
Já a professora de Língua Inglesa se valeu dos dois vídeos ( filme “Um Sonho Possível e o Vídeo “ A história das Coisas”) o que há de comum com os dois, que tinha de distintos. (2 aulas)
3º MOMENTO
O professor de sociologia continuou com o debate pegando depoimentos dos alunos sobre a prática do preconceito e da discriminação, (2 aulas)
- Os debates e a Leitura de textos sobre preconceito e discriminação (nas aulas de Sociologia e Direitos Humanos), deram suporte à disciplina de Língua Portuguesa para escrita e reescrita do texto dissertativo ( redação escolar) que também irá orientá-los quanto a organização do texto, de acordo com as características próprias do gênero.
A professora de Língua Portuguesa iniciou o processo de dissertação, solicitando dos alunos que escrevessem o ponto de vista do aluno logo no primeiro parágrafo, e três argumentos sobre os assuntos preconceitos e discriminação, a cada parte escrita era retomado, a medida que iria retomando analisava a concordância verbal nos textos dos alunos. ( 3 aulas)
A professora de Matemática passou um atividade que refletia de forma explicita e implícita sobre o vídeo fazendo um gancho com o bulliyng e a identidade cultural das pessoas que foram assuntos abordados do seminário.
Em língua Inglesa retoma ao vídeo “ A História das Coisas” solicitando aos alunos para interpretarem as expressões contidas em inglês qual o sentido de cada uma na vida das pessoas americanas e brasileiras. Em seguida a sala é dividida em grupos:
1º Grupo fará a frase do dia em inglês em combate ao consumismo e outra em combate ao preconceito.
2º Grupo fará uma chamada de notícia sobre o tema do vídeo.
3º grupo Uma Manchete
4º grupo uma entrevista
5º Grupo um bate papo sobre os saltos das sandálias das mulheres. (2 aulas)

4º MOMENTO
O professor de Sociologia: solicita produção de argumentos sobre o preconceito e discriminação para socializar (2 aulas)
A Língua Portuguesa: a partir das reescritas retoma com os textos dos alunos com os verbos retirados dos predicados, ficando em parênteses para que os alunos façam a concordância adequada. (2 aulas)
Matemática : solicita a uma produção de redação escolar fazendo uma reflexão sobre o vídeo “ A história das coisas “ (2 aulas)

Inglês: trabalha uma atividade reflexiva com questões enunciativas sobre o vídeo “ A História das Coisas”. (2 aulas)

6º MOMENTO
Este Momento é de socialização, em que todas as disciplinas se juntaram para que os alunos apresentem suas produções levando em conta os trabalhos escritos, com exposição em painel e os textos finais serão disponibilizados no blog da escola. HTTP://escolapoetaraulino.blogpost.com.br (2 aulas)

IV.AVALIAÇÃO

Como avaliar é um processo contínuo e sistemático ao mesmo tempo, os trabalhos serão analisados por etapas, bem como os conhecimentos construídos a partir deles, levando em conta o envolvimento da turma para as atividades solicitadas e os objetos aqui pretendidos. Possibilitando aos estudantes uma melhor aquisição do conhecimento, visto que a aprendizagem desenvolve de forma plural, diacrônica

V. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
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ALMEIDA, Geraldo Peçanha. Transposição didática: Por onde começar. São Paulo: Cortez, 2008.
BAGNO, Marcos. PESQUISA NA ESCOLA: O que é como se faz. 12ª edid. Loyola São Paulo. 2002.
BRANDÃO, H. N. Introdução à Análise do Discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1998. ______ BCC- Base Curricular Comum: Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco; 2008
BRASIL. Ministério da Educação e Secretaria de Educação. Parâmetros DIVERSIDADE TEXTUAL: os gêneros na sala de aula. Organizado por D618 Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Mariane C.B. Cavalcanti. 1ª Ed. Belo Horizonte: Autentica 2007.
BCC- Base Curricular Comum: Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco; 2008
BRASIL. Ministério da Educação e Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN Ensino Médio. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002
D´AMBRÓSIO, Ubiratan. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Da Teoria à prática. Campinas SP: 15ª, Papirus, 2007.
DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel. São Paulo: Ática, 2003, 20ª edição.
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MORETTO, Pedro Vasco. PLANEJAMENTO: Planejando a educação para o desenvolvimento de competências. 5ª Ed, vozes. RJ. 2010.
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TARDELLI, Marlete Carboni. O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: interações em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2002.
KOCH, Ingedore. A inter-ação Pela Linguagem. São Paulo: Contexto, 2008.
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SILVA, Beatriz de Melo. O ser humano e o trabalho. Recife: Bagaço, 2009.
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Portal Domínio Público, biblioteca digital do MEC? Para acessar clique em:
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