segunda-feira, 28 de junho de 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

ÁREA: Código e Linguagem
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
Eixo Norteador: 2.Leitura e Compreensão de Textos e Análise Linguística e Reflexão sobre a língua.
Descritores Curriculares / SAEPE: D8; D9; D19; D21 e D27.
ANO: 1º ano
TEMPO: 13 aulas ( 45 minutos)

I. CONTEÚDOS
-
- Historia da língua portuguesa e lusofonia
- Linguagem e ideologia
- A literatura como instituição social
- O texto literário e a mídia impressa
- O Quinhentismo e o Seiscentismo: das crônicas de viagem ao arcadismo mineiro.
- Produção de pesquisas bibliográficas
- Produção de resumo.

2. OBJETIVOS
Refletir sobre os textos que abordem a história da Língua Portuguesa e Lusofonia.
Identificar a relação entre linguagem e ideologia.
Reconhecer os papeis sociais e a função sociocomunicativa da mídia em impressa em literatura.
Reconhecer semelhanças e/ ou diferenças de ideias e opiniões em textos literários que tratem da mesma temática.
Identificar os recursos lingüísticos em relação ao contexto em que o texto é construído.
Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e / ou o interlocutor.
Desmistificar a leitura como algo chato e enfadonho, levando em conta a leitura de textos clássicos.


3. RECURSOS

• Cópia de textos
• Folhas de oficio
• Quadro branco e pincel / apagador
• Livro didático
• Caneta e lápis
• Data Show e notebook


4. METODOLOGIA / APLICABILIDADE

1º MOMENTO: 5 aulas ( 19.04.10 e 23.04.10)
Sabe-se que a partir da leitura pode ser construído um universo de conhecimento, estabelecendo a criticidade reflexiva entre o conhecimento de mundo e ao conhecimento cientifico, levando-nos ao trabalho da pesquisa. É preciso que a biblioteca da escola seja um forte aliado no processo de letramento do sujeito em formação, pensando nisso. Foi feita uma retomada a poesia trabalhada no primeiro bimestre revisando aspectos básicos do poema inclusive de prosa e verso, para adentrar ao texto literário como elemento importante na sociedade, inclusive abordando a origem da língua portuguesa, levando em consideração a linguagem como produtora de ideologia, inclusive nos interesses diversos desde os tempos remotos.

2º MOMENTO 5 aulas ( 26.04.10 e 29.04.10)
Antes de construir esta sequência didática, foi pertinente ir a biblioteca da escola e verificar quais os livros estavam disponíveis para trabalhar a prosa que servisse tambem para desenvolver trabalhos de crônicas de viagem, infelizmente não havia livros somente com crônicas de viagens, bem como os exemplares de outros clássicos não eram suficientes para contemplar um trabalho que ao mesmo tempo desenvolvesse o gosto pela leitura e os temas propostos aqui nesta sequência. Para tanto, foram separados 5 livros que tinham exemplares suficientes e os alunos irão a biblioteca escolher o que gostaria de ler, portanto, os grupos ficarão da seguinte forma: 1º grupo Os Inocentes – Henry James; 2º grupo Os lusíadas – Luís de Camões; 3º grupo O sertão vai virar mar – Moacir Scliar; 4º Grupo A Escrava Isaura – Bernardo Guimarães e 5º Grupo O Alienista – Machado de Assis.
. Retornando a sala, anotarão as seguintes instruções:
• Leitura por completo da obra
• Apresentar o livro para os demais alunos da sala, levando em conta o contexto, valores e atitudes culturais estabelecidas na obra lida, bem como as características românticas. As apresentações ocorrerão em forma de debate ou entrevista ( cada grupo escolherá entre uma das duas)
• Articular ideias existentes no livro lido e reconhecer características sobre os temas literários ora abordados.
• Produzir um resumo sobre a obra analisada, colocando a referência bibliográfica
• Pesquisar sobre a biografia do autor, com a referencia bibliográfica
• Atividade interpretativa com questões sobre a obra ( individual )
• Indicar e justificar ao colega a pertinência da leitura do livro.

3º MOMENTO 2 aulas ( 17.05.10 apresentação)

Como os alunos e alunas tem algumas dificuldade e leitura de obras literárias, inclusive teve aluno que falou nunca ter lido um livro antes, será atribuídos alguns momentos para articular e orientar os alunos nas práticas de leitura, bem como um prazo necessário para a leitura em casa e preparação das atividades de produção textual e apresentação oral, estabelecido assim para 17.05.10

4º MOMENTO 1 aula ( 17.05.10)

Os alunos irão responder uma atividade, levando em conta os aspectos relevantes do livro, como forma de interpretar melhor questões abordadas na obra lida.
AVALIAÇÃO
Como avaliar é um processo contínuo e sistemático ao mesmo tempo, os trabalhos serão analisados por etapas, bem como os conhecimentos construídos a partir deles, levando em conta o envolvimento da turma para as atividades solicitadas e os objetos aqui pretendidos. Considerando tanto os trabalhos coletivos como as atividades individuais, inclusive no que concerne a auto avaliação.


5. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Educandus
Internet.
Koch, Ingedore Villaça. A Coesão Textual. 21ª Ed, SP: Contexto, 2009.
Cereja, Cochar. Português: linguagens. volume 1.5ª Ed. – SP: Atual. 2005.
Os Inocentes – Henry James.
Os lusíadas – Luís de Camões
O sertão vai virar mar – Moacir Scliar
A Escrava Isaura – Bernardo Guimarães
O Alienista – Machado de Assis.

Nenhum comentário: