segunda-feira, 28 de junho de 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

ÁREA: Código e Linguagem
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
Eixo Norteador: 2 Leitura e Compreensão de Textos e 4. Análise lingüística e reflexão sobre a língua.
ANO: 4ª FASE A e B
TEMPO: 10 aulas ( 40 minutos)

Descritores: D6; D9; D19 e D24

I. CONTEÚDOS:
Sujeito simples e composto.
Ortografia: Uso dos porquês.
Depoimento.

II. OBJETIVOS
- Classificar os sujeitos na oração, como simples ou composto.
- Identificar o uso adequado da ortografia oficial
- Reconhecer estratégias argumentativas em texto oral: depoimento.
- Localizar informações explicitas no texto:

III. RECURSOS


• Folhas de oficio
• Quadro branco e pincel / apagador
• Livros didáticos
• Caneta e lápis



IV. METODOLOGIA / APLICABILIDADE
1º MOMENTO: 6 aulas ( 19 , 22 e 23.04.10)
A partir da leitura texto “O prazer dá dinheiro” que retrata a situação financeira, social e profissional de quem estuda e faz especializações, criar uma circuito de depoimentos em relação as perspectivas que o estudo pode trazer. A partir das discussões os alunos irão responder questões interpretativas sobre o texto.


2º MOMENTO 2 aulas ( 26.04.10)
Em seguida abordar-se-á a classificação dos sujeitos existentes no texto, levando em conta o sujeito simples e composto. Seguido de atividade complementar, a partir do texto: “Pai mata filha após programa de TV”. Ambos pertencentes ao jornalismo, como intuito de trabalhar o depoimento dos alunos, os sujeitos: simples e composto.

3º MOMENTO 2 aulas( 28.04.10)
A partir, dos dois textos será abordado o uso dos porquês, no qual os alunos irão destacar todos os porquês existentes nos textos e juntos iremos, identificar suas funções.



V. AVALIAÇÃO

O Professor irá fazer uma avaliação contínua no processo de produção e compreensão de textos orais, levando em conta a pertinência da prática desenvolvida durante o fazer saber, bem como os conteúdos sempre a partir dos gêneros textuais trabalhados na unidade, será atribuído de 0 a 1,0 pontos.

VI. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Módulo do Gestar II
Língua Portuguesa: exercícios e atividades da editora Globo.
Internet
Dionísio,Angela; Machado, Ana; Bezerra, Maria Auxiliadora(org). Gêneros Textuais & Ensino. 2ª Ed.Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

Nenhum comentário: