ALUNAS DE PEDAGOGIA
Escola: Amália Barbosa de Souza
Série: 2º ano (Fundamental)
Tempo 5 aulas
Descritores
Identificar o Gênero textual
Localizar informações explícitas em um texto.
Conteúdo:
Eixo Leitura: Gênero bilhete
Eixo Produção de Texto: Bilhete
Eixo Análise Linguística: Ortografia e Variação Linguística
Objetivo
Reconhecer o gênero textual em uma sequência com vários outros gêneros.
Reconhecer dentro do gênero os aspectos textuais.
Recursos
Quadro, cópias de textos, pincel, caderno, lápis, borracha.
Medologia ( desenvolvimento)
1º Momento: 1 aula
A partir de uma sondagem com a turma, onde será observado o conhecimento prévio de cada um sobre o gênero bilhete co as informações obtidas da classe.
Fazer um circulo com os alunos sentados não chão e distribuir diversos bilhetes. Onde eles (alunos) escolherarão e farão a leitura silênciosa. Depois de ler e manusear cada aluno irá ler em voz alta, explicando é o assunto.
2º Momento 1 aula
Dando continuidade à aula anterior, a professora sugere que os alunos escolha um bilhete, onde será escrito no quadro e os alunos irão transcrever para o caderno. Depois a professora irá fazer a explicação da estrutura do bilhete.
3º Momento 1 aula
Dando continuidade a aula anterior, a professora será o escriba, à medida que os alunos falarem, a professora transcreverá no quadro, fazendo os ajustes necessários. Ao termino cada aluno irá escrever no caderno.
4º Momento1 aula
Aqui os alunos irão fazer a produção do gênero bilhete, onde a professora irá passar na carteira de cada alun e se for necessário fazer as intervenções necessárias.
5º Momento 1 aula
A professora distribuirá folhas de ofícios para cada aluno. Cada aluno irá escolher um colega da sala para enviar o bilhete. Cada aluno ler o seu bilhete.
Avaliação
Será avaliado a partir da proposta estabelecida em cada aula, onde será analisado os cohecimentos prévios de cada um.
Referências
Arranhão Engavetado
Santuza Abras, Editora Lê. Belo Horizonte: 1985
Nenhum comentário:
Postar um comentário