sábado, 16 de julho de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA Elisangela e Jucilene

Alunas do curso de pedagogia

TEmática: Violência
Sério 4ª série (5º ano)
Aréa: Códigos e Linguagens
Disciplina: Língua Portuguesa

Descritores

D1= Localizar informações explicitas em um texto.
D2= Identificar o tema central de um texto.
D3= Destinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
D4= Interpretar textos com o auxilio do material diverso, como: fotos, vídeos, propaganda etc...

Conteúdos
Eixo leitura: Manchete, trecho de filme e entrevista, conto
Eixo de Produção textula oral: debates
Eixo análise linguística: ortografa.

Objetivos
Identificar a finaidade pretendida no texto
Reconhecer as características do gênero.
Desenvolver aspectos orais através dos debates.

Recursos

Vídeo; Dvd; folha ofício; livros; jornal; pincel; cópias de texto; revista; cartolina

Metodologia ( desenvolvimento)

1º Momento 2 aulas

A partir da retomada de discussão da unidade anterior, será feito um gancho para adentrar na sequências de discussões. Será feito uma semi conferência na sala um texto onde aboardar o assunto sobre violência, uma Vela pra Dário, Dalton Tevisan.
Esse texto servirá para que os alunos façam uma reflexão sobre a criminalidade no mundo.
Com a leitura do texto a professora fará levantamento de opiniões sobre os fatos bastantes no texto, a partir do conhecimento do aluno, a partir do conhecimento do aluno, adentrar nos discussões de gênero, para que serve? Onde encontramos? Etc.
Após ista discussão entregar jornais, revistas e recortes de texto, entrevista.
Para que os alunos façam uma análise, nas revistas e jornais para tentar encontrar alguns dos gêneros acima citados.

2º Momento 2 aulas

Retomando a aula anterior os alunos colocarão em folha de oficio as informações observadas nos gêneros analisados por eles.
E haverá uma discussão sobre o tema abordado.

3º Momento 2 aulas

Esse momento os alunos irão assistir a um vídeo onde retrata a violência vivida nas ruas.
Levando em conta a linguagem dos personagens e o vocabulário usado no filme.
Fazer uma roda com todos sentados no chão para fazer perguntas mediante ao assunto.
Como: quem já persenciou algum tipo de violência nas ruas? Etc.
Pedi que no próximo aula apresentem uma peça teatral no pátio da escola falando sobre o que fazer para acabar com essa violência.

4º Momento 2 aulas

No pátio todos os alunos irão se apresentar, cada um com a sua fala. Ao termino as professoras irão fazer um lenvamento sobre gêneros e variação linguísticas. Como será feito: as professoras farão perguntas e os alunos responderão usando um cartaz com as respostas:
- Se ele conhece o gênero apresentado na peça.
- A linguagem que foi usada que outros gêneros textuais mantem relação a esse tema abordado.

5º Momento 2 aulas

Solicitar uma atividade avaliativa sobre o conteúdo trabalhado no decorrer dessa sequência.

Avaliação

Avaliar é um processo contínuo. Os trabalhos feitos em sala, a construção das, mesmas e o conhecimento prévio das alunas serão analisadas e avaliados. Para esta sequência didática sugere os seguintes procedimentos avaliativos.

Nenhum comentário: